Pedetistas opositores e bolsonaristas se aproximaram através de pautas em comum durante 2023. Foto: Reprodução/Instagram

A crise entre petistas e pedetistas cearenses, iniciada no pleito eleitoral de 2022, resultou em uma parceria inusitada na Assembleia Legislativa, no ano passado. Deputados do PDT, que fazem oposição à gestão Elmano de Freitas e parlamentares bolsonaristas se aproximaram na Casa Legislativa e estiveram lado a lado em pautas de fiscalização e cobranças do Governo.

Essa parceria, como têm demonstrado os membros dessas duas vertentes ideológicas, deve seguir durante todo o ano de 2024. Os deputados, inclusive, realizaram alguns encontros durante o período de recesso, buscando conciliar pautas e demandas que devem ser levadas ao Plenário 13 de Maio já no retorno das atividades legislativas.

O PDT, ainda com o maior número de parlamentares na Assembleia Legislativa, possui 10 deputados que fazem parte da base governista do Governo Elmano de Freitas. No entanto, três deles, desde o início da atual Legislatura, estão alinhados com a bancada de oposição. São eles: Antônio Henrique, Queiroz Filho e Cláudio Pinho, aliados do prefeito Sarto, do ex-prefeito Roberto Cláudio e do líder pedetista Ciro Gomes.

O grupo oposicionista também conta com a participação dos bolsonaristas Dra Silvana, Carmelo Neto, Alcides Fernandes, todos do PL, além de Sargento Reginauro e Felipe Mota, do União Brasil. Ao longo de 2023, o grupo se uniu em torno de cobranças e críticas ao Governo Elmano de Freitas, o que deve ser mantido nos próximos meses de 2024.

Enquanto isso, os outros 10 representantes do PDT seguirão apoiando a gestão, estando na sigla pedetista ou ingressando em outro partido, como eles estão tentando. A nova direção da agremiação já sinalizou que a orientação para 2024 é estar na oposição ao Governo Elmano de Freitas.