PDT busca atrair aliados para formar uma coligação competitiva nas eleições deste ano. Foto: Miguel Martins

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem uma preocupação no momento, que pode influenciar seu desempenho nas eleições municipais deste ano. A agremiação quer fortalecer e ampliar os partidos aliados da gestão Sarto, buscando construir uma coligação em torno do nome do prefeito, que tentará reeleição em 2024.

Atualmente, com os apoios que possui, o prefeito Sarto poderá ter um dos menores tempos de TV e rádio durante a transmissão da propaganda eleitoral gratuita. Além de siglas menores, estão alinhados com a gestão o PDT, o PSDB e o Cidadania. De acordo com informações repassadas por pedetistas, muito diálogo paralelo está acontecendo e movimentos locais e nacionais também estão ocorrendo, o que pode mudar a força dos potenciais nomes no pleito de outubro.

Por isso, uma das principais metas da pretensa candidatura de Sarto é ampliar o número de partidos aliados. De acordo com lideranças pedetistas, muitas das alianças colocadas até então não devem se sustentar, principalmente, no que diz respeito ao tratamento que alguns partidos estariam recebendo, por exemplo, do Governo do Estado. O PDT acredita que até abril novas movimentações possam ser feitas, o que mudará a conjuntura posta até aqui.

A outra mudança deve acontecer próximo das convenções partidárias, visto as cobranças que devem ser feitas pelas siglas aliadas. Para os pedetistas, é difícil manter uma aliança muito ampla, visto os interesses partidários que não podem ser atendidos. Eles acreditam que o clima de frustração partidária de demandas não atendidas tende a favorecer o desembarque de eventuais aliados.

Lideranças

O PDT está em processo de superação de crise com o grupo político do senador Cid Gomes e inicia o processo de remontagem do partido na construção de comissões provisórias no Interior do Estado. Se por um lado perde quadros, por outro tem sido buscado por lideranças locais para comandar a sigla nos municípios cearenses. O partido fará um esforço concentrado com o intuito de reorganizar o partido e filiar pretensos candidatos à agremiação.

De acordo com um dirigente da sigla, o maior desasfio neste momento é seguir de município a município, dialogando com aqueles que devem permanecer no partido e que ajudarão a montar a legenda com novas lideranças. O momento de reconstrução partidária do PDT tem início agora em janeiro e vai até abril deste ano.