Foto: Via Redes Sociais

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, esteve nas redes sociais com um verdadeiro Libelo contra o ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana, incluindo na acusação o governador Elmano de Freitas, o PT d a segurança pública, que ele diz não existir no Ceará. Élcio foi auxiliar do Governo Camilo Santana como chefe de gabinete e depois secretário de Assuntos da Casa Civil, até ser indicado pelo próprio Camilo, como candidato a vice-prefeito de Fortaleza, na chapa encabeçada pelo prefeito José Sarto.

Hoje, sexta-feira (12), Élcio voltou às redes sociais para ridicularizar declaração do governador Elmano de Freitas, sobre “mudança de estratégia”, no projeto de segurança do seu Governo. Ele destacou uma postagem do jornal O Povo, para dizer que não se pode “mudar aquilo que inexiste”.

A primeira grave, e séria acusação contra o ex-governador, recentemente dita por Élcio “é que Camilo Santana nunca se interessou por Fortaleza e, menos ainda, por desenvolvimento urbano sustentável”, e prossegue: “O Governador Elmano recebeu o esqueleto Aquário como um presente de grego. Ele disse na campanha que iria fazer o Aquário, mas nunca teve a mínima ideia e vontade de investir tempo e dinheiro para encontrar uma solução que criasse uma nova fronteira econômica naquela região. Sobretudo porque recebeu um governo superendividado e desorganizado fiscalmente”.

Mais adiante, explicitamente diz que Camilo arrasou as finanças do Estado, ao desequilibra a economia do Estado, que havia sido organizada no Governo Tasso Jereissati, no final dos anos oitenta. Afirma Élcio: ” Aliás, se tem algo que o Governo do Estado perdeu a direção foi sobre economia para o desenvolvimento. Sem dinheiro, ideias ou projetos, restou terceirizar a responsabilidade para a Universidade Federal do Ceará. A ideia de levar o Labomar para a Praia de Iracema foi defendida por mim ao então candidato a Reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida. Também propus, como parte de sua campanha, que fizesse o Campus Iracema voltado para arte, cultura, design e tecnologia”.

Por fim, ele deixa claro que o convênio do Estado do Ceará com a Universidade Federal cearense aparenta ser uma ação de “politicagem barata”. Leia parte final da manifestação de Élcio Batista, que ele colocou nas redes sociais:”

“Assim teríamos um corredor do conhecimento ligando o Campus do Porangabussu ao Campus Iracema, criando um eixo de desenvolvimento urbano sustentável inigualável na América do Sul. Recentemente, em conversa na Reitoria da UFC, ele me comentou sobre a negociação com o Governo do Estado para ceder o esqueleto do Aquário para a Universidade. Disse para ele que “qualquer solução é melhor do que nenhuma solução para Fortaleza”. O Reitor Custódio disse que o projeto será “urbanístico, turístico e científico”. O que é alentador.

O Instituto de Planejamento de Fortaleza – Iplanfor está pronto para apoiar o desenvolvimento do projeto. Também tenho certeza que os setores econômicos, imobiliários, além dos arquitetos e urabanistas via Conselho de Arquitetura -CAU e Instituto do Arquitetos do Brasil – IAB estão aguardando o chamado para o debate de ideias. A Universidade Federal do Ceará não tem dinheiro.

Eu imagino que a expectativa do Reitor Custódio Almeida é que o Ministro da Educação Camilo Santana, que é do PT, mais o Governador Elmano, que é do PT, negocie com o Presidente Lula, que é do PT, recursos para o projeto. Não sabemos como está a situação física do esqueleto e não sabemos quanto custará o projeto.

Mas qualquer investimento abaixo de R$ 500 milhões não será o suficiente para atender aos critérios urbanístico, científico e econômico defendidos pelo Reitor. Elmano e Camilo pensaram bem o momento para terceirizar a responsabilidade: fim de ano, as atenções e emoções estão noutro lugar, e 8 meses antes da eleição para Prefeito. Objetivamente, a responsabilidade continua com o Ministro Camilo Santana, que terá que cortar recursos de outras áreas do Ministério da Educação para repassar à UFC. Entretanto, o orçamento do Governo Federal já foi aprovado com cortes de recursos para as Universidades Federais de R$ 310 milhões.

Veja o que diz a nota da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES): “Nos últimos anos, as universidades federais têm enfrentado reduções sistemática dos recursos destinados para funcionamento e investimento. Simultaneamente, houve aumento do número de universidades localizaras principalmente no interior do País, e do número de vagas e de cursos de graduação e pós-graduação”.

O que se avizinha será um luta de todas às Universidades Federais contra a UFC e o Labomar patrocinado pelo Ministro Camilo Santana e o Lula.

Se o Labomar não for viabilizado com todo seu potencial, tudo não passará de politicagem barata com a finalidade do PT submeter e aparelhar os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada.

É aguardar para ver.

Elcio Batista
Vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza”