Ao todo, 1539 oficiais e praças da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros foram promovidos na oportunidade Fotos: Carlos Gibaja e Hiane Braun

Primeira mulher a se tornar coronel na história do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Diana Maria Veras celebrou a conquista profissional nesta quinta-feira (25), em solenidade no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com as presenças do governador Elmano de Freitas, da cúpula da Segurança Pública e de outras autoridades. Ao todo, 1539 oficiais e praças da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros foram promovidos na oportunidade.

“Quando o governador me ligou, eu simplesmente fiquei em êxtase, como se tivesse paralisado aquele momento em minha vida. Repercutiu desde entrar na Academia, com meus amigos que me apoiaram a ir [fazer um curso] em Brasília, e minha família, que veio muito forte nesse momento. Minha gratidão a Deus. Ser coronel é comandar uma tropa, um espaço. Minha filha disse que está muito honrada de ter uma mãe comandante”, relatou a coronel Diana, com olhos brilhando de emoção.
Aos agentes e familiares presentes, o governador reforçou o compromisso com a valorização e ascensão na carreira desses profissionais. “Considero justo promover mais de dois mil homens e mulheres. Desde que o governador Camilo sancionou a nova Lei de Promoções [em 2015], nós já promovemos mais de 30 mil homens e mulheres em nossas instituições militares. Nós queremos continuar com esse processo de reconhecimento, de valorização e também de garantir condições de trabalho e infraestrutura, além do reforço de inteligência, para enfrentarmos o desafio da Segurança Pública”, garantiu.

Na ocasião, foi realizado o encerramento do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar da PMCE para 31 aspirantes: médicos (3); psicólogos (17); assistentes sociais (4); farmacêuticos (1); e dentistas (6).

Valorização

Neste mês de janeiro, o Governo do Ceará vai promover em dois dias 2098 profissionais, sendo 1.968 policiais militares e 130 bombeiros militares. As duas primeiras solenidades foram realizadas em Crato e Fortaleza, nesta quarta (24) e quinta-feira (25), respectivamente. A terceira e última será realizada em Sobral na noite desta quinta-feira (25).

No Crato, cidade da Região do Cariri, foram promovidos 288 da PMCE e 13 do CBMCE, 301 no total. Em Fortaleza, foram 1.426 da PMCE e 113 CBMCE, 1.539 no total. Em Sobral, na Região Norte, serão 254 da PMCE e quatro do CBMCE, 258 no total.

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, afirmou que essa progressão contínua representa fortalecimento da segurança em todo o estado. “Ano a ano, a gente consegue valorizar e reconhecer esses profissionais que dão a vida pelo povo do Ceará. Isso acompanhado da formação e bom treinamento para termos as forças de segurança cada vez mais capacitadas”.

Comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo destaca a importância da promoção para reconhecer trajetórias dedicadas a defender a população. “Antes de entrarmos nas Corporações, por vocação, abraçamos carreira tão nobre. Uma missão que cumprimos com muito ardor e muito prazer, porque é uma missão de 24 horas. A cada dia, a cada momento, honramos o juramento que fizemos, inclusive, dar a vida pelo outro”.

Para o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, a promoção sempre é emocionante e simbólica. “Cada um dos bombeiros militares está dando mais um passo na carreira militar. São merecedores desse momento que é compartilhado com a família. Para mim, é uma alegria ver essa ascensão. O Corpo de Bombeiros está vigilante e atento para proteger vidas, cuidando das pessoas e do patrimônio, seja público ou privado, com o objetivo de avançar sempre na busca de segurança para o povo cearense”.

Raça de Fortes

Promovido a capitão da PMCE, Marcel Bucar fala sobre o orgulho de se dedicar há 25 anos para servir aos cearenses. “Isso nos dá motivação para continuarmos trabalhando para proteger a sociedade cearense. Trouxe meu filho Lucas porque sei da importância do exemplo e da Polícia Militar, que é uma instituição muito importante para o novo”.

Foi pelo exemplo que as irmãs e soldados da PMCE Amanda Henrique e Gabriele Fonteles ingressaram na Corporação. As duas são filhas da agora 1.º tenente da PMCE Joína Henrique. As três puderam celebrar juntas suas respectivas promoções. “Fui aprovada no primeiro concurso com policiais femininas da PMCE, em 1994. Essa promoção é muito importante para mim. É meu orgulho ser policial militar e ter duas filhas policiais” disse a 1.º tenente Joína Henrique.

Informações do Governo do Estado do Ceará

Confira o vídeo na íntegra: