Presidente do partido no Ceará,  EudoroSantana quer tornar o PSB grande novamenteFoto: Reprodução/ PSB Ceará

Desde a saída do grupo de Cid Gomes dos quadros do Partido Socialista Brasileiro (PSB), há pouco mais de uma década, a agremiação nunca mais conseguiu o status de potência partidária no Ceará, como foi até meados de 2013. Com as novas filiações programadas para o dia 4 de fevereiro, inclusive aí o retorno do hoje senador da República, a sigla pretende retornar ao protagonismo político local.

Essa pelo menos é a aposta do presidente estadual do partido, o ex-deputado Eudoro Santana. Ele tem trabalhado, com o apoio do filho, o ministro da Educação Camilo Santana, a reestruturação da legenda, atraindo a atenção de prefeitos, vereadores e lideranças locais. O partido aguarda, ainda, o ingresso de alguns deputados estaduais insatisfeitos com a atual direção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Ceará, mas se depender da executiva pedetista, isso não deve acontecer tão cedo.

“A filiação do senador Cid Gomes e de um grupo numeroso de prefeitos irá projetar o PSB como uma das maiores forças partidárias do estado, fortalecendo o projeto Ceará Cada Vez Mais Forte com Lula, Camilo, Elmano e Cid”, diz a cúpula do PSB em nota. De acordo com a informação, além do senador, prefeitos e lideranças municipais locais também irão se filiar à legenda.

Cid Gomes tem um histórico de passagens por outros partidos políticos, passando somente nos últimos dez anos do PSB para o PROS, depois para o PDT e agora pretende retornar para a sigla socialista. Sempre que o senador decide deixar os quadros das agremiações das quais está inserido, acaba por levar uma legião de aliados, o que resulta no encolhimento de tais legendas.

Em Fortaleza, o PSB tende a apoiar a candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT), mas já sinaliza interesse em apresentar um nome para a vaga de candidato a vice-prefeito. Em 2020, o partido elegeu três vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza. Atualmente, dois deles (Eudes Bringel e Léo Couto) estão alinhados com a nova direção estadual do PSB. Fábio Rubens, por sua vez, é aliado do prefeito Sarto, deve apoiar sua candidatura à reeleição e deixará os quadros da sigla socialista.