Carmelo Neto é o atual presidente do Partido Liberal do Ceará. Foto: ALCE

O presidente estadual do Partido Liberal (PL) no Ceará, o deputado Carmelo Neto, acredita que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que confirmou a cassação dos mandatos de toda a chapa da legenda na Assembleia Legislativa, será revertida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi o parlamentar mais votado no pleito de 2022, com 118.603 votos.

Na manhã desta quarta-feira (24), o pleno do TRE do Ceará se reuniu e decidiu, por unanimidade, não acatar os embargos de declaração apresentados pela legenda contra decisão inicial da Corte, que já havia cassado os mandatos dos parlamentares por fraude na cota de gênero. Com o entendimento da Justiça Eleitoral local, perdem os mandatos, além de Carmelo, os deputados Pastor Alcides Fernandes, Dra. Silvana e Marta Gonçalves.

Além de Carmelo como o deputado estadual mais bem votado em 2022, Marta Gonçalves foi a mulher com maior votação naquele pleito, enquanto que Dra. Silvana foi a segunda. O grupo argumenta que a decisão do TRE pode prejudicar aqueles que foram obtiveram a maior votação, dentre as quais duas mulheres, que perderiam a vaga para homens, visto que os suplentes que podem ser beneficiados são do sexo masculino.

“Estamos confiantes de que a justiça prevalecerá e a decisão local será revertida. Sigo com a minha consciência tranquila, trabalhando para honrar a confiança dos 118.603 cearenses que me colocaram na Assembleia Legislativa como parlamentar mais votado do Estado”, destacou Carmelo Neto. Os membros do partido aguardam, agora, como se comportará os ministros do Tribunal Superior Eleitoral sobre o caso.