A data celebra o dia em que o estado ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. Foto: Reprodução

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente.

A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.

A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) comemorou a data. ”Parabéns à nossa querida Terra da Luz. Lugar de gente acolhedora, de belezas naturais, de uma cultura tão rica e de um povo alegre, determinado e resiliente. Um grande abraço a todas e todos os cearenses”, publicou o chefe do Executivo estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT), também festejou a data, escreveu: ”Viva o Estado do Ceará! Nesta quarta-feira, dia 17 de janeiro, comemoramos os 225 anos de emancipação do nosso estado, cheios do orgulho de ser cearense! Da Capital ao Interior, das serras, praias e sertões, somos movidos pela resiliência, força, fé e coragem. Viva o Ceará!”.

Outro político a lembrar da data foi Heitor Férrer que enfatizou a importância do dia para política, economia e sociedade do Ceará e alertou para alguns cearenses que não tem conhecimento sobre a historicidade do 17 de janeiro. ”Essa data deveria ser comemorada de maneira muito festiva, sem necessidade de dar um feriado, porque quando se dá o feriado as pessoas se esquecem da data histórica para viver o feriado que lhe foi dado”, afirmou.

Com informações do Governo do Ceará

Confira o vídeo publico por Heitor ontem (17):