Parlamento Jovem Brasileiro realizado em  2019. Foto: Reprodução/ Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

Entre os dias 5 e 7 de dezembro, 27 estudantes e seus respectivos professores apoiadores – um de cada unidade federativa – estarão na Câmara dos Deputados para participar de uma série de atividades educativas do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

Durante os três dias de programação, os estudantes vão trabalhar em grupos temáticos para aprofundar os debates sobre suas demandas, preocupações e propostas. Haverá momentos de troca de experiências sobre a realidade de cada estado. Além disso, os jovens participarão de aulas, audiências públicas, acompanharão as atividades da Comissão de Educação, entre outros.

A partir do tema “A educação que queremos”, os participantes vão elaborar coletivamente a “Carta do PJB 2023” à Câmara dos Deputados, contendo os encaminhamentos que consideram essenciais para melhoria da educação dos jovens.

Educadores
No período, os professores vão participar de atividades, como oficinas sobre educação para democracia e encontros de troca de experiências. Esta é a primeira vez que educadores acompanham os jovens deputados.

Estarão presentes ainda os coordenadores estaduais do PJB, que representam as secretarias estaduais de educação de cada uma das unidades da federação.

Sobre o Parlamento Jovem Brasileiro

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para democracia desenvolvido pela Câmara dos Deputados, voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Dividido em três etapas – local, estadual e nacional –, o programa proporciona experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo.

Os 27 jovens participaram de um processo seletivo que envolveu quase 3.300 inscritos e resultou na elaboração de discursos com propostas sobre o tema “A educação que queremos”.

Para elaborar seus discursos, os jovens participaram da Jornada de Aprendizagem Cidadã na plataforma online de cursos da Câmara dos Deputados. A jornada levou cada jovem a conhecer sua realidade local a partir de uma questão que o mobiliza dentro do tema do PJB. O desafio deles foi investigar essa questão a partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens. Ao final dessa jornada, cada estudante formulou um discurso como candidato a parlamentar jovem.

O processo seletivo ocorreu em duas etapas: a primeira, realizada a partir dos discursos escritos, foi a pré-seleção realizada pelas secretarias estaduais de educação, e a segunda, realizada a partir de discursos gravados em vídeo, foi a avaliação de especialistas na Câmara dos Deputados combinada com a votação dos demais participantes da Jornada de Aprendizagem em cada estado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias