Lúcio Bruno tem se destacado como crítico da gestão do Governo do Estado na Câmara de Fortaleza. Foto: CMFor

Vereadores de Fortaleza do PDT, PSDB e União Brasil resolveram se unir em críticas à gestão do governador Elmano de Freitas. Os pronunciamentos combinados dos parlamentares focaram, principalmente, ações recentes do Governo do Estado, que segundo eles, atingem a população da Capital cearense.

Na Assembleia Legislativa há um movimento semelhante de opositores. No entanto, no Legislativo Estadual a representante do PSDB, Emília Pessoa, é aliada da gestão, enquanto que os pedetistas opositores estão em menor número. No fim das contas, se alternam em críticas ao chefe do Poder Executivo os deputados de PDT, PL e União Brasil.

Na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (14), quem iniciou o processo de críticas foi o vereador Lúcio Bruno (PDT), um dos principais aliados do ex-prefeito Roberto Cláudio. Ele apontou a cobrança de tarifa para abastecimento oriundo da Transposição do Rio São Francisco.

“Tarifa das águas do Rio São Francisco. Isso é brincar com a inteligência do povo nordestino. Na discussão que teve na Assembleia se dizia que não, que o agricultor do Interior não irá pagar. Essa foi a narrativa da base governista na semana passada. Em nenhum momento a mensagem diz que alguém é isento”, apontou.

O parlamentar também citou outras ações do governador Elmano de Freitas, que ele considera negativas para a população, como a criação de novas secretarias e assessorias, aumento de ICMS, retirada de subsídio para o transporte de Fortaleza e de recursos para aposentadoria do servidor. “Vai deixar de depositar R$ 600 milhões. Mais de meio bilhão de investimentos na usina de dessalinização para atender 12 bairros de Fortaleza. E água oito vezes mais caro. Enquanto isso, nosso governador está passeando de jatinho. Estou torcendo que hidrogênio chegue. Porque ele há visitou o mundo todo”.

Vereadores

Bruno também criticou a exclusão dos fortalezenses do programa VaiVem, que pretende garantir passagem gratuita para moradores da Região Metropolitana de Fortaleza. Jorge Pinheiro, do PSDB, se somou às críticas de Bruno e disse que vai denunciar todos os dias a gestão do governador Elmano. “Dizem pra gente não tratar desse assunto. Vamos tratar, sim. Fortaleza está no Ceará”, apontou. Ele também ressaltou gastos com viagens e com criação de secretarias.

O bolsonarista Julierme Sena (UB) afirmou que, até o momento, nada foi feito para tentar melhorar a economia cearense. “Cobrar pelas águas da Transposição. É isso mesmo, povo cearense. No Governo do PT, teremos a cobrança da Transposição. Vejam que absurdo”. Os vereadores Professora Adriana (PT), Dr. Vicente (PT) e Ronivaldo (sem partido) fizeram defesa da gestão petista e destacaram algumas ações do Governo, como as chamadas cozinhas solidárias.

Confira o vídeo na íntegra: