Vereadora pediu respeito a sua forma de falar e se comportar na Casa Legislativa. Foto: CMFor

O clima na Câmara Municipal de Fortaleza tem sido de tensão entre parlamentares da base governista e de oposição, especialmente entre aliados do prefeito Sarto que são do PDT e aqueles pedetistas que fazem oposição à gestão. Durante os trabalhos desta quinta-feira (09), a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) pediu respeito de seus pares, que segundo ela, querem pautar como as mulheres da Casa devem falar ou se comportar.

A confusão se deu durante discussão entre as bancadas da base e de oposição. O vereador Iraguassu Filho (PDT) teria se incomodado com um termo utilizado pela parlamentar contra o prefeito Sarto e disse que determinado jargão não combinava com a parlamentar. Já o líder do Governo, Carlos Mesquita (PDT), disse que estaria colhendo termos utilizados pelos oposicionistas e chegou a insinuar que levaria o caso ao Conselho de Ética da Casa.

Essas falas foram suficientes para que Ana Paula respondesse a seus pares e exigisse respeito ao seu comportamento, visto que conforme informou, suas atitudes estariam de acordo com o que prega o Regimento Interno da Casa. “As vezes eu observo muito o comportamento dos homens dessa Casa. Mas a impressão que me dá é que se querem pautar como as mulheres têm que se comportar, os jargões, os diáligos que precisam utilizar nesta tribuna”, disse.

Segundo ela, “alguns homens, se achando no direito de sua masculinidade, vêm dizer que está organizando as falas desrespeitosas para o Conselho de Ética. Conselho de Ética porque estamos usando palavras contra o prefeito. Jargões e falas que nos são garantidos. Será que é por que usei palavras como “bichaõ” e o vereador veio dizer que não combina? A minha fala nesta Casa tenho muita coragem de provar o que eu disse. Ah, se tenho coragem”.

A parlamentar ainda insinuou que iria até a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público, mas não explicou exatamente o que faria lá. No entanto, citou o nome de Iraguassu Filho. “Vou começar indo na Procap, está bom para o senhor, para esta Casa aprender a respeitar uma mulher? Será que para essa Casa respeitar a minha fala, meu direito de fala, minha voz, a forma como me porto, me visito, vou ter que ir na Procap? Vereador que está me ameaçando de Conselho de Ética? Eu tenho coragem, vereador Iraguassu”.

“Será que incomoda tanto uma mulher empoderada nesta Casa? Agora, estou aqui. Vou sair daqui, juntar as falas de hoje, desta sessão, a todo procedimento feito no meu gabinete e vou lá. Porque não se desafia uma mulher a falar a verdade. Conselho de Ètica não deveria estar aqui querendo mandato de mulheres. Não aceito piadinha, disse-me-disse, carapuça que serviu. Ou me respeitam, do jeito que eu sou, ou vão pagar as consequências da verdade”, disparou.

Conselho de Ética

O vereador Iraguassu Filho não se intimidou e disse que não ofendeu a parlamentar, mas não teria problemas em pedir desculpas se assim entendesse. “Não entendi essa revolta toda. A senhora apontou o dedo para muitos, por isso eu cobrei. A senhora já me disse que gosta de ser sarcástica”, disse.

Carlos Mesquita, que havia dito estar catalogando falas ofensivas ao prefeito Sarto, insinuando levá-las ao Conselho de Ética, não respondeu às falas de Enfermeira Ana Paula.

Confira o vídeo na íntegra: