Valdomiro Távora e presidente eleito do TCE Ceará, Rholden Queiroz / Foto: TCE

Um documento que reúne, circunstanciadamente, as principais informações sobre a instituição, tais como planejamento estratégico, estatística processual, orçamento, estrutura organizacional, contratos e convênios, plano de contratação para o ano subsequente, além da relação de recomendações e de determinações para as unidades do Tribunal. Esses são alguns dos tópicos contidos no Relatório de Transição entregue pelo presidente Valdomiro Távora, na manhã desta segunda-feira (27), ao presidente eleito do TCE, conselheiro Rholden Queiroz. A iniciativa atende ao disposto na Resolução Administrativa nº 02/2023, que trata da Transição da Gestão, iniciativa inédita no TCE Ceará.

“Esse é um resumo do nosso trabalho e das informações gerenciais, tudo de forma transparente. Destacamos os avanços e reforçamos que todas as ações são realizadas com base no Planejamento Estratégico, cuidadosamente coordenado pela Secretaria de Governança. Nossas equipes estão preparadas para dar o suporte necessário à mudança da gestão. Demos continuidade às gestões anteriores, acrescentando ações, principalmente voltadas à governança, à inovação e à tecnologia. Estou certo de que vossa excelência fará um excelente trabalho. É uma pessoa de boa índole, bem preparada, jovem e com uma equipe altamente qualificada”, afirmou o presidente Valdomiro Távora.

Rholden Queiroz destacou sua tranquilidade em receber o Tribunal das mãos do presidente Valdomiro. “Os desafios são grandes, mas eu sou testemunha dos avanços conquistados por nossa instituição. O Tribunal já funciona perfeitamente, independente de quem vai assumir. O ineditismo dessa iniciativa, de montar uma equipe de transição, é mais um grande passo. Agradeço ao presidente Valdomiro e toda sua equipe transparente e disposta”, pontuou o conselheiro Rholden, finalizando: “Vamos apenas colocar mais um tempero, um pouco da nossa visão. Fico feliz e confortável de tê-lo como vice-presidente,” disse.

A chefe de Gabinete da Presidência, Juliana Lima, destacou o trabalho intenso da Comissão para entregar um Relatório completo e consolidado, com a ajuda de todas as áreas do Tribunal. “Um marco esse nosso primeiro Comitê de Transição de Gestão (Portarias nºs 839/2023 e 955/2023), que representa o avanço do nível de maturidade da governança institucional.”

Ao lado do secretário de Governança, Auriço Oliveira, a secretária adjunta, Liana Brandão, entregou aos Presidentes [atual e eleito] a minuta do Plano de Integridade do Tribunal, contendo 30 ações previstas para 2024. O documento ainda será analisado pelo Plenário desta Corte de Contas. “O Plano de Integridade contempla ações de todas as áreas, considerando os riscos identificados. O objetivo é fortalecer o Sistema de Integridade por meio do fomento a conduta ética e prevalência do interesse público, além de prover estratégias que inibam a corrupção e promovam aumento da confiança na instituição”, explicou Liana Brandão.
Informações do TCE