O prêmio foi entregue ao secretário Antonio Nei de Sousa, em Brasília / Foto: Reprodução Seinfra

Nesta terça-feira (21), a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) foi condecorada, com o Troféu Painel de 2023, pela implantação de sistemas fotovoltaicos em 32 escolas públicas do Estado. A iniciativa foi premiada na categoria “Empreendimento Público”, dentro do Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística. O prêmio foi entregue ao secretário Antonio Nei de Sousa, em Brasília.

O secretário da Seinfra comemorou a entrega do prêmio, “como iniciativa nobre e eficiente, visto que faz parte das ações da atual política de sustentabilidade energética do Governo do Ceará”.

“Além de trazer eficiência energética para escolas, a instalação dos sistemas fotovoltaicos significa redução de custos com energia elétrica, promovendo economia para o Estado”, lembrou o titular.

A previsão para a economia nas contas de energia elétrica, com sistemas funcionando em todas as 32 escolas, é de cerca de R$ 1 milhão ao ano.

O projeto da Seinfra venceu na categoria com 595 votos, obtidos durante consulta aberta ao público, entre os dias 15 e 30 de junho.

Também, acompanhou a cerimônia de entrega do prêmio à Seinfra, em Brasília, o secretário executivo de Energia e Telecomunicações, Adão Linhares.

Escolas com energia solar

Em setembro de 2020, o Governo do Ceará, por meio da Seinfra, abriu uma licitação para a instalação de módulos fotovoltaicos em 32 escolas públicas.

O objetivo era incentivar as fontes renováveis, melhorando a eficiência do uso da energia e modernizando as instalações de ensino administradas pelo Poder Público.

Ao todo, os recursos investidos foram de R$ 8,8 milhões, oriundos do FIEE (Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará), administrado pela Seinfra.