Rholden Queiroz foi eleito nesta terça-feira (14)  para o cargo de presidente do TCE, biênio 2024-2025 / Foto: TCE

Por unanimidade dos votos, o conselheiro Rholden Botelho de Queiroz foi eleito para o cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, biênio 2024/2025. A eleição secreta ocorreu no expediente da Sessão Plenária presencial nesta terça-feira (14). Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o conselheiro comentou sobre o foco de sua gestão e melhorias para o próximo biênio.

Em seu discurso, Rholden Queiroz definiu o momento com três palavras: “Alegria, Gratidão e Missão. Estou há 16 anos no Tribunal, já assumi várias funções e só posso dizer que, do fundo do meu coração, quero muito bem a esse Tribunal. Eu acho que foi isso que vossas excelências viram em mim, e elegeram o meu nome para essa função”, afirmou.

Entrevista

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o conselheiro Rholden afirmou que sua gestão terá como base a sustentabilidade. “Eu quero um tribunal de contas engajado com a sustentabilidade, sustentabilidade em todos os aspectos, não só ambiental, um tribunal, ele tem a questão ambiental que é importante, a questão do combate a pobreza, combate a desigualdade, tem vários aspectos que a gente deve agir”, comentou.

Rholder também comenta sobre a modernização do TCU. “Um tribunal antenado com o século XXI, com as principais questões, com os objetivos sustentáveis”, destacou.

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) é o principal órgão de fiscalização externa da administração pública do estado. Há alguns anos o conselheiro foi relator das contas do governo estadual e chamou a atenção da população para acompanhar a execução do orçamento do estado. Rholder, após ser eleito, disse que o Tribunal do Estado deve traduzir as questões administrativas para uma linguagem mais simplificada e tornar isso mais atrativo.

 “A população tem que estar em cima junto com o tribunal, e o tribunal deve traduzir isso para uma linguagem mais acessível, quebrar essa questão da formalidade e estar mais no mesmo andar do cidadão, trazer o cidadão para dentro do tribunal”, comentou

Rholden Queiroz

Empossado como Conselheiro do TCE Ceará em 6 de junho de 2012, foi o primeiro Procurador de Contas a ocupar a vaga destinada constitucionalmente a integrantes do Ministério Público Especial junto a esta Corte. Aprovado no primeiro concurso público para o cargo de Procurador de Contas junto ao TCE Ceará, exerceu desde a instalação do Ministério Público Especial, em outubro de 2007, até outubro de 2009, a função de Procurador-Geral, posição que reassumiu em novembro de 2011 e exerceu até junho de 2012. Ocupou o cargo de Corregedor – biênio 2014/2015. Foi eleito para o cargo de Vice-Presidente do TCE nos biênios 2016/2017 e 2018/2019.

É graduado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (1998). Concluiu, em 2002, especialização em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Em 2005, obteve o título de Mestre em Direito Constitucional e, em 2020, de Doutor em Direito Constitucional, ambos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. É membro da Academia Cearense de Direito e autor de livros e artigos na temática do controle externo e do orçamento público. Atualmente, preside a Comissão de Jurisprudência do TCE Ceará.

Confira o vídeo da entrevista na íntegra: