Cláudio Pinho fez uma comparação entre o programa do Governo do Estado e o passe livre para estudantes do prefeito Sarto. Foto: ALCE

Uma das principais propostas de campanha do governador Elmano de Freitas no pleito do ano passado está sendo motivo de críticas e cobranças por parte da oposição na Assembleia Legislativa do Ceará. A bancada oposicionista diz não aceitar que o Programa VaiVem não garante passagens gratuitas para moradores de Fortaleza e querem alterar o texto original da mensagem encaminhada pelo Poder Executivo.

De acordo com a matéria, o benefício será dado a todos os moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com exceção daqueles que residem na Capital cearense. A justificativa é de que a maioria dos deslocamentos se dão de municípios vizinhos para Fortaleza e não o contrário. A oposição, porém, quer mudar esse entendimento em discussão nas comissões temáticas.

Para o deputado Cláudio Pinho, o projeto tem um grande alcance social, mas é preciso aprimorar a matéria e avaliar o motivo de os fortalezenses não estarem sendo beneficiados pela gratuidade. “É uma perseguição. Se o fortalezense consegue um emprego em Caucaia, esse não terá o direito da gratuidade do VaiVem? A mensagem do governo exclui Fortaleza do benefício. O que o fortalezense fez contra o atual governo para não ter esse direito?”, apontou.

“Não podemos nos omitir e trabalhar para aprovar a inclusão do benefício. O fortalezense não pode ficar de fora. Fortaleza é o Município que mais arrecada impostos e contribui com geração de emprego e renda. Não pode se deixar levar por brigas políticas”, defendeu o pedetista. Em sua avaliação, os moradores do Município ficaram de fora por questões políticas envolvendo o governador Elmano de Freitas e o prefeito Sarto.

VaiVem Livre

O deputado Queiroz Filho (PDT) foi outro que defendeu a tese de“perseguição” do Governo do Estado com o Município de Fortaleza. Assim como tem sido repercutido na Câmara Municipal, ele lembrou do corte do subsídio que era dado para a passagem de ônibus, repasses para o Instituto Dr. José Frota (IJF), repasse para o programa Nossas Guerreiras, a não entrega de ambulância à cidade.

Dra. Silvana (PL) lamentou a exclusão de Fortaleza com a gratuidade do programa VaiVem Livre e pediu para subscrever a emenda ao projeto sugerindo a inclusão do Município nos beneficiários. Sargento Reginauro (UB), por sua vez, questionou a exclusão de Fortaleza do projeto e de outros programas de benefício aos cearenses.