Sargento Reginauro apresentou requerimento convidando Ciro Gomes a comparecer na Casa para prestar esclarecimentos. Foto: ALCE

A oposição insiste e quer ouvir o ex-governador Ciro Gomes (PDT) sobre denúncias feitas por ele, na semana passada, de que há casos de corrupção no Governo do Estado. O pedetista disse, em convenção do PSDB, que nenhuma obra no Ceará é feita sem o pagamento de propina, o que fez com que a bancada oposicionista apresentasse, mais uma vez, requerimento convidando Ciro para prestar esclarecimentos de suas falas.

O requerimento é de autoria do deputado Sargento Reginauro (Repu), mesmo parlamentar que tentou ouvir Ciro Gomes, no primeiro semestre, após denúncias que ele fez sobre corrupção na gestão do ex-governador e agora ministro da Educação Camilo Santana.

“O presente requerimento tem como objetivo solicitar o envio de ofício ao excelentíssimo ex-governador do Estado, Ciro Gomes, com o propósito de convidá-lo a comparecer ao Plenário 13 de Maio, a fim de apresentar esclarecimentos sobre sua fala”, justifica.

“A afirmação impactante do ex-governador lança luz sobre questões cruciais relativas à gestão pública e à integridade na política do Estado do Ceará”, diz Reginauro. Para ele, o assunto é “extremamente grave”, tendo sido repetido por Ciro, já que no primeiro semestre ele citou casos de corrupção no Governo Camilo.

“Ninguém quis investigar. Nem processaram o Ciro. Ou é verdade ou ele precisa ser processado. Os agredidos não se manifestaram. Quem cala consente”, apontou. Segundo ele, Ciro Gomes “não é uma pessoa qualquer”, é uma figura pública que já ocupou cargos de destaque no País.

“Isso precisa ser investigado. Essa Casa silenciar diante de uma acusação dessa, é sério. . Precisamos saber. Existe uma nova lava-jato no Brasil e ela está no Ceará? Isso precisa de esclarecimento. O governador deveria vir a público rebater, no mínimo”, defendeu Reginauro.

Para Cláudio Pinho, o ideal seria que Ciro Gomes se deslocasse até a sede do Poder Legislativo para esclarecer o assunto posto. “O ideal seria que fosse feito aqui nesta Casa para que este debate possa vir a público e o que pode ser feito. Se tiver atos de corrupção, que o Governo do Estado tome as devidas providências para que isso não venha a ocorrer mais”, defendeu.

A deputada Dra. Silvana (PL) afirmou que Ciro Gomes tem a oportunidade de falar ao parlamento sobre as denúncias feitas por ele. Para a parlamentar, porém, as falas do pedetista podem, inclusive, incriminá-lo, visto que ele e seus aliados já fizeram parte da gestão. “Ele estava calado até brigar com o Cid. Essa Casa precisa apurar esse caso”.