Carmelo Neto e André Fernandes foram, respectivamente, o deputado estadual e o federal mais bem votados do Ceará em 2022. Foto: Divulgação

Além da crise interna envolvendo membros do PDT do Ceará, outra está sendo criada entre integrantes do Partido Liberal (PL), especificamente em Fortaleza. Isso tudo por conta da disputa eleitoral na Capital cearense, que acontece no próximo ano.

O caso mais recente do PL envolve o deputado federal André Fernandes e o deputado estadual Carmelo Neto,  ambos interessados em serem escolhidos pela agremiação para o pleito do próximo ano. Em nota encaminhada à imprensa, o grupo ligado a Fernandes informou que a maioria do “diretório municipal” decidiu apoiar o nome do parlamentar para a disputa do próximo ano. Dentre os membros do colegiado, somente Carmelo e a vereadora Priscila Costa (PL) não assinaram.

Consta no documento as assinaturas de Alcides Fernandes (PL), pai de André, Dra. Silvana (PL), Dr. Jaziel (PL), Inspetor Alberto (PL), do próprio André e de Lael Sena, quem vem a ser seu assessor parlamentar. Carmelo Neto, por sua vez, também através de nota, diz que o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, já informou que haverá critérios para escolha do nome em Fortaleza, passando, inúmeras, por pesquisa de preferência junto ao eleitorado fortalezense.

Ainda de acordo com ele, não existe um diretório municipal do PL em Fortaleza, que possa tomar decisões do tipo, existindo apenas uma comissão provisória “meramente ilustrativa”. Ainda segundo o parlamentar, desde que a comissão foi formada não houve reunião entre seus membros para tratar sobre qualquer assunto, muito menos para escolha de candidato ao pleito eleitoral do próximo ano.

Carmelo Neto esclarece, também, que essa decisão passa por todas as instâncias partidária, que são a municipal, estadual e nacional. O Blog do Edison Silva procurou outros membros do partido para se posicionarem sobre o imbróglio. A deputada Dra. Silvana, que assinou em favor de André Fernandes, disse somente que está aguardando um posicionamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.