O projeto foi aprovado nesta sexta-feira (03), em sessão extraordinária. Foto: Arquivo/ CMFor

Os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Fortaleza se deslocaram até a sede do Poder Legislativo, mesmo sendo adotado ponto facultativo, para votação, em sessão extraordinária, do projeto de Lei Complementar do prefeito Sarto que garante a gratuidade no transporte público nos dias 5 e 12 de novembro, quando serão realizadas as provas do Enem. Um total de 38 parlamentares aprovaram a medida, que já será publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

O vereador Júlio Brizzi (PDT) reclamou da desorganização da Prefeitura, que já sabia da realização da prova e só enviou o projeto um dia antes do feriado, tendo que reorganizar agendas dos parlamentares e servidores. Segundo ele, a Casa tem servido de “puxadinho” da gestão Sarto. O pedetista destacou, ainda, que o governador Elmano de Freitas liberou o uso do metrô e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Fortaleza, Sobral e Cariri.

Para a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), a ação do prefeito Sarto foi “uma jogada de marketing” para reduzir uma eventual rejeição que o prefeito teria junto à população. Segundo ela, pouco foi feito pela gestão nos últimos anos para melhorar a vida da população.

A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) destacou que muitos jovens têm dificuldades de locomoção até mesmo em transporte público. “Aprovar o projeto do prefeito Sarto é extremamente importante. Nós, vereadores e vereadoras, temos único objetivo de garantir oportunidade para nossos jovens”, disse.

Ela, porém, reclamou da demora da gestão para apresentar a matéria. “Só lamento a incompetência da Prefeitura. Parece que descobriu que iria ter Enem na quarta-feira”.

O líder do Governo, Carlos Mesquita (PDT), afirmou que 17 mil alunos de Fortaleza que farão as provas serão beneficiados. Ele disse, ainda, que até a próxima semana conclui a aprovação do projeto que trata da gratuidade para todos os estudantes da Capital cearense, com impacto financeiro mensal de até R$ 2 milhões.

O parlamentar ainda ironizou as falas dos colegas de oposição cantando um trecho da música de Roberto Carlos. “Isso é ciúmes, ciúmes de você”, brincou.

O projeto de Lei Complementar garante a gratuidade para todos os usuários da certeira de estudante, durante todo o dia 5 e 11 de novembro, quando as provas serão realizadas. O texto original diz, porém, que o uso inadequado do serviço pode refletir em punição para os usuários, podendo a chegar a seis meses de suspensão dos serviços.

Após votação da matéria, o vereador Lúcio Bruno (PDT), que estava participando da sessão no modo virtual, e não registrou o voto, declarou-se favorável à proposta, o que foi registrado nos anais da Casa.