Projeto original foi aprovado em votação nominal e de forma unânime. Foto: ALCE

Os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram, com 34 votos favoráveis, na tarde desta quarta-feira (29), projeto do Poder Executivo que institui o programa “VaiVem”, que visa garantir o transporte gratuito para moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Também foi aprovada emenda adicionando os fortalezenses entre os beneficiários da medida.

O texto original foi aprovado com o registro de 26 votos presenciais e oito pela plataforma virtual. A oposição fez muitas críticas à matéria e seu conteúdo ao longo da discussão da matéria original. A principal crítica se deu sobre dúvidas que ainda pairavam sobre o texto, bem como da ausência dos usuários de Fortaleza na proposta original. Apesar das reclamações, os opositores também votaram favoráveis à proposição.

“Não estamos aqui para servir a partido, mas ao Estado do Ceará, ao povo cearense. As matérias que forem relevantes para o povo, aprovaremos com nosso voto favorável e destacaremos quando o governador acertar. Mas não espere esse deputado fazer vista grossa na forma como o governador Elmano vem tratando esta Casa. Já chamei atenção aqui, várias vezes, para mensagens votadas em regime de urgência para depois corrigimos os erros aprovados”, disse Reginauro.

Segundo ele, a matéria não consta a dotação orçamentária e o público-alvo a ser beneficiado. “Quem serão os beneficiados? Isso era para ser o mínimo. Não existe almoço grátis. Se ilude com a ideia de que a população vai receber de graça, o que não é verdade. Todos vão pagar”, disse o parlamentar, ao confirmar voto favorável.

Queiroz Filho (PDT) questionou se qualquer cidadão pode pegar um ônibus metropolitano para se dirigir entre as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo ele, há veículos que não têm sequer dispositivos eletrônicos para atender o projeto e também demonstrou descontentamento em uma possível limitação do programa apenas para estudantes. “Quem está desempregado vai ter direito? Quem está no cadastro único, vai ter direito? Não me venham dizer que estão cumprindo uma promessa, que não estão”, apontou.

Benefício

Em defesa da gestão, Nizo Costa (PT) destacou que pessoas serão contempladas e que os parlamentares devem ficar tranquilos, visto que o programa iniciará suas atividades em dezembro, logo após sanção do governador Elmano de Freitas. “Acontecerá um grande evento de inauguração desse programa. Quase 8 mil alunos que vão ganhar o cartão para se deslocar pela Região Metropolitana”, disse.

“Um compromisso que está sendo cumprindo hoje, da ordem de R$ 50 milhões em benefício direito da população mais necessitada, que usa do transporte coletivo para estudar e para trabalhar”, afirmou o líder do Governo, Romeu Aldigueri (PDT). O presidente da Casa Legislativa, Evandro Leitão (PDT), fez defesa da emenda que incluiu os moradores de Fortaleza entre os beneficiários do programa. A proposta do parlamentar recebeu 31 votos favoráveis.