Diário Oficial do Estado no dia 10/11/2020. Foto: Reprodução/ DOE

O governador Elmano de Freitas (PT) exonerou o secretário Célio Studart (PSD) antes de ele completar três meses no cargo. O deputado licenciado assumiu o cargo, na nova secretária de Proteção Animal do Estado do Ceará no dia 22 de agosto, deste ano, e já deixou a pasta.

Célio não divulgou oficialmente a motivação de sua saída, mas desde a última sexta-feira, portanto, antes de completar três meses de trabalho, ele já não é mais o secretário da Proteção Animal do Ceará. Quem assume a secretária interinamente, de acordo com o documento até o dia 10 de dezembro é o cidadão Erich Douglas Moreira Chaves, que faz parte do pessoal do gabinete de Studart.

A secretaria foi especialmente criada e com Célio Studart no comando da pasta para garantir a participação do PSD no Governo Elmano de Freitas. Foto: Reprodução/ Casa Civil

O decreto da sua exoneração foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta 10 de novembro, logo depois do decreto da sua interinidade, que tem o seguinte teor:

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 88, inciso IV e VI, da Constituição Estadual, e CONSI- DERANDO a necessidade de conferir continuidade à gestão administrativa de órgão estadual enquanto não nomeado o dirigente que ficará, em definitivo, responsável pela respectiva pasta; DECRETA:
Art. 1º Fica designado, no período de 10 de novembro a 10 de dezembro de 2023, Erich Douglas Moreira Chaves, ocupante do cargo
de Secretário Executivo de Proteção e Bem Estar Animal da Secretaria da Proteção Animal, para responder, interina e cumulativamente, pelo expediente do
cargo de Secretário da Proteção Animal.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 10 de novembro de 2023.

Vale ressaltar que o nome de Célio foi colocado a frente da secretaria para garantir um espaço do seu partido, o PSD, no Governo do Estado, que nas eleições passadas compunha chapa contra Elmano de Freitas, Domingos Filho foi candidato a vice- governador com Roberto Cláudio (PDT) para o governo do Estado.

A assessoria de Célio nos informou que foi feito o pedido de exoneração do cargo de secretário em virtude da abertura do prazo para apresentação das emendas parlamentares individuais ao Orçamento da União de 2024. Entretanto, na página da Câmara Federal, Célio Studart ainda é deputado federal licenciado, ou seja não está em exercício e não pode participar das atividades da Casa Legislativa. De acordo com a assessoria ele deve reassumir como deputado federal amanhã, terça-feira (14).