Federação entre os dois partidos está programada para as eleições de 2026, segundo o dirigente. Foto: Câmara dos Deputados

O presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), André Figueiredo, quer que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) apoie a candidatura de Sarto à reeleição como condição para apoiar o nome de João Campos (PSB) em Recife. De acordo com o pedetista, há um interesse de formar uma federação entre as siglas pedetista e pessebista para 2026, e isso passa pelo pleito do próximo ano.

Segundo ele, a federação entre as duas legendas é um dos principais pontos defendidos pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. “Temos um diálogo excelente com o Carlos Siqueira, do PSB. E colocamos claramente que a principal cidade que  o PDT governa no Brasil é Fortaleza. E a principal cidade administrada pelo PSB é Recife, a vice, inclusive, é do PDT”, explicou.

Conforme afirmou, se não houver reciprocidade, o futuro da federação estará comprometido. “O Carlos Siqueira quer muito essa federação e nós queremos muito. Mas se não houver apoio do PSB em Fortaleza, o PDT não vai apoiar o João Campos no Recife”, disse.

Ele destacou, ainda, que a federação não será proposta para 2024, mas há interesse em sua formação para as eleições de 2026. Enquanto ela não se materializa, os partidos tentarão construir, até fevereiro do próximo ano, uma resolução em conjunto, do PDT e PSB, destacando a intenção de federar, priorizando as principais cidades de cada partido.