Vereador foi de crítico de André Figueiredo a principal defensor do dirigente pedetista na Câmara de Fortaleza. Foto: CMFor

Não foram poucas as vezes que Adail Júnior (PDT),desde o pleito de 2018, subiu à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para tecer críticas públicas contra o presidente do Partido Democrático Trabalhista, o PDT. No entanto, em meio à nova crise envolvendo a agremiação, o vereador passou a ser um dos principais defensores do dirigente pedetistas.

Na manhã desta quinta-feira (09), Adail foi só elogios a Figueiredo pela passagem de seu aniversário. No entanto, há cerca de dois anos eram só críticas, principalmente, pelo fato de ele, como suplente do partido na Assembleia Legislativa, não ter sido beneficiado. O parlamentar chegou a dizer que nunca mais seria candidato a deputado estadual pelo PDT, o que se confirmou no ano passado,quando ele resolveu apoiar a candidatura de Antônio Henrique (PDT).

Aqui (Câmara Municipal), nós, vereadores do PDT, deliberamos para ver as condições de nossos suplentes. Lá na Assembleia é só desprezo e ‘chibata’. Quando estiver pouco, é mais desprezo e ‘chibata’. E venho falar aqui na tribuna”, disse ele em 2021, após aprovação de projeto que permitia a licença de parlamentares da Casa a se licenciarem para assumir outras funções legislativas sem a perda do mandato. Priscila Costa (PL), Enfermeira Ana Paula (PDT) e Guilherme Sampaio (PT) já foram beneficiados com a medida.

“Em breve, eles estarão atrás de mim perguntando se serei candidato pelo PDT. Serei tudo, menos candidato a deputado estadual pelo partido. Nunca serei candidato. É ‘peia demais. Não tem perigo, podem me chamar. Não irei”, disse à época.

Com a crise interna do PDT, envolvendo uma ala que apoia Cid Gomes e a outra que está alinhada com André Figueiredo, Sarto e Ciro Gomes, Adail ficou do lado de Figueiredo. Na sessão plenária de hoje, ele reconheceu “todo o empenho e firmeza que ele tem à frente do nosso PDT”.

“Tenho o André como meu deputado federal, meu presidente e meu líder. Ao longo desses anos tive a oportunidade de saber o quanto ele é leal aos seus princípios. Não tem uma palavra que não seja de lealdade aos projetos, aos amigos”, disse. Tempos outros.