Participarão deste exercício de análise das conquistas e desafios para o futuro da Democracia brasileira os ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati / Foto: Ascom/ALECE

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promove, nesta sexta-feira (10), o seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”. O evento será realizado a partir das 8 horas, no Plenário da Casa, no bairro Luciano Cavalcante. Na ocasião, será abordado o contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País, por meio de um resgate dos fatos, como a mobilização popular na campanha inspiradora pela redemocratização, incluindo os testemunhos de agentes ativos neste processo.

Participarão deste exercício de análise das conquistas e desafios para o futuro da Democracia brasileira o ex-presidente do Congresso Nacional, Mauro Benevides; os ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati; o jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”; o jornalista Fernando Mitre, da TV Bandeirantes; o jurista e professor Luiz Moreira; o cientista político Abílio Baeta Neves; além do empresário Amarilio Macedo.

“A campanha das Diretas Já representa um marco fundamental para a história do Brasil, pois abriu o caminho para a construção da nossa Democracia. Precisamos valorizar e ressaltar a importância desse acontecimento, como forma de contribuir para o fortalecimento da atuação das instituições democráticas brasileiras, além de estimular a participação social dos cidadãos na política institucional. Em iniciativas como esta, todos ganham”, defende o presidente da CMFor, vereador Gardel Rolim (PDT).

Ocorrida entre os anos de 1983 e 1984, a campanha das “Diretas Já” pedia o restabelecimento do voto direto para presidente da República. Foi a mais significativa página da história política brasileira, desde a implantação do regime militar de 1964, que marcou a primeira metade dos anos 80 no Brasil.

Mediação

O seminário terá início às 8 horas e será mediado pelas jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes. O momento representa, portanto, uma oportunidade para que, juntos, nomes fundamentais da política, do jornalismo e da sociedade civil organizada possam avaliar os avanços, apontar os desafios e traçar estratégias para um futuro de consolidação do processo democrático nacional.

SERVIÇO

Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”
Inscrições: https://encurtador.com.br/gENSX
Quando: 10 de novembro, às 8 horas
Local: Plenário da CMFor
Endereço: Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante.

Informações da Câmara Municipal de Fortaleza