O deputado Firmo Camurça (União), requerente da solenidade, relembrou a relação de décadas, tanto pessoal como política, que possui com Roberto Pessoa /Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, em sessão solene na quinta-feira (26/10), os 60 anos da empresa Emape e os 80 anos do fundador dela, Roberto Pessoa, atualmente prefeito de Maracanaú – cidade localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O deputado Firmo Camurça (União), requerente da solenidade, relembrou a relação de décadas, tanto pessoal como política, que possui com Roberto Pessoa. O parlamentar ressaltou ainda a “força, determinação, foco e perseverança” do homenageado, que permitiu que a empresa chegasse a seis décadas de existência, superando diversos momentos difíceis da vida econômica do País. E, agora, com a meta de ultrapassar, a médio prazo, a marca de um milhão de ovos produzidos por dia.

Além disso, Firmo Camurça destacou a formação acadêmica de Roberto Pessoa, graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Contabilidade pela Fênix Caixeiral, além da trajetória dele na vida pública, iniciada em 1990, quando se elegeu como deputado estadual, tendo sido ainda deputado federal por quatro mandatos. Atualmente, Roberto Pessoa está no exercício do terceiro mandato como prefeito de Maracanaú. “Sua gestão deixou um legado significativo, marcado pelo progresso, desenvolvimento, transformação da infraestrutura urbana e viária e, acima de tudo, pelo bem-estar dos cidadãos, despertando assim a autoestima de todos os maracanauenses”, elogiou.

A deputada Emília Pessoa (PSDB), subscritora do requerimento da sessão solene, revelou como o exemplo de Roberto Pessoa serve de referência para a atuação política e parlamentar dela. “É um momento histórico para o Estado do Ceará, porque não estamos falando sobre um político qualquer, mas de Roberto Pessoa, este grande homem que nos ensina todos os dias o que é fazer uma política de verdade, o que é convergir diante de tantos pensamentos diferentes e ideologias distintas”, comentou. Emília Pessoa ainda enalteceu o papel da família do homenageado na condução da empresa.

O fundador da Emape e atual prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, agradeceu a homenagem prestada pela Alece e lembrou os desafios enfrentados ao longo dessas décadas. “Quando comecei a criar galinha, aqui no Ceará não sabia nem o que era avicultura. Aprendi com o sangue e o suor. O pioneiro sofre demais”, revelou. Além das adversidades, ele ainda abordou as decisões acertadas que permitiram a continuidade das atividades da empresa, como procurar por matérias-primas para ração (milho e soja) no Ceará e estados próximos; produzir a alimentação dos animais nas instalações da Emape; e evitar a venda por meio de atravessadores.

Durante a sessão solene, foram homenageados com certificados o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, a Emape e os funcionários da empresa Maria Núbia Crisóstomo Bento, coordenadora do Setor Fiscal; Ricardo Eugênio de Sousa Holanda, supervisor de Produção; Rodney Moreira do Nascimento, supervisor de Tecnologia da Informação; José Airton da Silva, coordenador da Controladoria; Rosania Melo de Oliveira, gerente de Vendas; Ayrton de Alencar Santiago Neto, gerente Comercial; Daniel Rodrigues Gomes, motorista; e Antônio Marcos Pacheco da Rocha, contador.

Também estiveram presentes na sessão solene os deputados Sargento Reginauro (União) e Manoel Duca (Republicanos); o assessor especial para Assuntos Municipais do Governo do Estado, Artur Bruno – representando o governador Elmano de Freitas; a deputada federal Fernanda Pessoa (União/CE); o 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Capitão Martins; o ex-governador do Ceará entre 2003 e 2007, Lúcio Alcântara; a cofundadora da Emape, Maria José Pessoa; o desembargador federal do Tribunal Regional do Trabalho da 7º Região (TRT-7), Carlos Rebonatto; e a coordenadora do Setor Fiscal da Emape, Maria Núbia Crisóstomo Bento.

Durante a solenidade, também houve a participação cultural da Orquestra Sanfônica de Maracanaú.

Informações da Alece

Confira o vídeo na íntegra: