A recontagem dos votos foi feita na manhã deste sábado e alterou o resultado de domingo passado. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Comdica de Fortaleza realizou, na manhã deste sábado (07), a recontagem dos votos dos conselheiros tutelares eleitos no pleito de domingo passado. O processo evidenciou falhas no processo de votação, o que resultou em alteração de posição de alguns quadros que participaram do pleito. Um postlante, eleito durante a eleição, passou para a condição de suplente e um suplente agora é titular.

Um caso que chama atenção é o da conselheira Germana Mesquita, esposa do vereador de Fortaleza Bruno Mesquita, do PL. Um total de 800 votos dela deixaram de ser registrados no domingo passado e agora, com  a recontagem, ela passou da quinta colocação para a segunda posição geral.

Irene Lima, que é ligada à Igreja Universal e foi a mais votada, se manteve na primeira colocação, mas recebeu mais 100 votos que não tinham sido registrados no pleito de domingo passado. Professora Célia Alves não sofreu qualquer alteração no número de votos e passou da segunda para a terceira posição. Getúlio Mendes, por sua vez, foi do terceiro lugar para o quinto.

Tia Chinot, também ligada à Universal, recebeu mais 100 votos e continuou na quarta colocação, enquanto que Wellen Monte, com mais 200 sufrágios, também não alterou sua posição, se mantendo na sexta posição. Adriana Lima, com mais 400 votos, continuou no sétimo lugar.

Kélvia Queiroz, que não teve mais votos registrados na data de hoje, foi da oitava colocação para a 11ª, enquanto que Artur Freitas, que também não passou por alteração na quantidade de sufrágios, passou da nona para a 12ª. Fabyano Rufino recebeu mais 400 votos e saiu da 10ª posição para a nona.

Rafaele Gurgel, que estava na 14ª posição recebeu mais 600 votos e foi da 14ª posição para a oitava. Somente entre os 10 mais bem votados, um total de 2,6 mil votos não registrados foram adicionados. Eles representam um total de 2,6 mil eleitores que saíram de suas casas no domingo passado para participar do pleito facultativo e até então não tiveram seus votos registrados no processo de votação.

Apuração

Um caso que chamou a atenção foi do conselheiro tutelar Wescley Sacramento, que com mais 600 votos, saltou da 60ª colocação, a última, para a 32ª. Com a recontagem, um novo conselheiro entrou para a lista dos eleitos, depois de receber mais 100 votos. Foi o postulante Luciano Lima, que estava na 61ª posição e foi para a 57ª.

Wemerson Oliveira saiu da lista de titulares e passou para a condição de suplente. Com o mesmo número de votos do pleito de domingo, ele perdeu a posição de eleito com a adição dos votos de Luciano Lima. De acordo com o Comdica, a recontagem foi definida, visto que o sistema de apuração de votos havia descartado as casas centesimais dos totais de votos dos candidatos.

Veja a lista dos 60 eleitos após recontagem: