Fernando Santana é o presidente da CPI da Enel na Assembleia do Ceará. Foto: ALCE

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o deputado Fernando Santana (PT) chamou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de “puxadinho” da empresa Enel. O parlementar afirmou que, a partir da próxima semana, vai iniciar uma série de incursões do colegiado a outros estados e terá reunião em Brasília, com a Secretaria Nacional do Direito do Consumidor.

“Olha só, as pessoas precisam se humilhar. Passam mais de horas tentando enviar mensangens para ter uma resposta da Enel. Não estou falando mais no tempo de cumprimento de suas obrigações, mas em atender a população”, lamentou o parlamentar.

Segundo ele, a cada reunião da CPI, os parlamentares ficam surpresos, de forma negativa, com a dificuldade de atendimento da Enel e a má qualidade do serviço. “O único intuito desta empresa é levar o dinheirinho suado da população cearense”, disse.

De acordo com ele, a Aneel, “que é a única que pode tomar uma postura de punir, de obrigar a Enel a mudar o seu formato de trabalho, trabalha como puxadinho para defender a empresa, esquecendo da concessão pública e deveres que tem com a população. É muito preocupante”.

Ele afirmou que na próxima semana a comissão terá reunião em Brasília, com a Secretaria Nacional de Direito do Consumidor, e a comitiva de deputados da CPI vai apresentar o que tem até aqui de denúncias. Segundo ele, o objetivo da visita para somar força para a Enel melhorar seu formato de trabalho.

“Vamos à Aneel e vamos buscar deles informações e soluções. Não aguentamos mais. Se precisar, vamos montar uma equipe de deputados e vamos na Itália olhar no olho do CEO da empresa. Tem CPI em São Paulo contra a Enel, teve outra em Goiás e lá a Enel saiu. Tem uma CPI contra a Equatorial, possível empresa a assumir fornecimento de energia aqui no Ceará”, destacou.7