O evento aconteceu num buffet no bairro Dunas em Fortaleza. Foto: Reprodução/ Blog do Edison Silva

Neste sábado (30), aconteceu em Fortaleza- CE no buffet La Maison o evento PL Mulher, reunindo lideranças, filiados da agremiação e apoiadores da direita brasileira, o encontro organizado pela presidente do diretório estadual deputada Dra. Silvana e pela presidente nacional Michelle Bolsonaro, também com a presença da vice-presidente do diretório deputada Amália Barros (PL – MT) ocorreu com o objetivo de incentivar mulheres do Ceará a se filiarem ao Partido Liberal.

Além dos longos e enfáticos discursos das parlamentares Priscila Costa, Marta Gonçalves e Dra. Silvana contra o aborto, drogas, críticas ao governo atual e elogios aos feitos de Jair Bolsonaro, o fato que nos chamou atenção foi, logo no início do discurso da ex-primeira dama, durante seus cumprimentos aos parlamentares homens, apenas Dr. Jaziel e Inspetor Alberto (figura na qual Michelle pareceu não conhecer) estarem presentes na reunião e assim serem mencionados.

Logo em seguida alguém citou Acilon Gonçalves, e então foi cumprimentado por Michelle, que não o chamou pelo nome, mas pelo seu cargo, como presidente o PL no Ceará, talvez por não recordar corretamente como ele se chama. Tempo depois chegaram, separadamente, ao evento André Fernandes e Carmelo Neto.

A candidata ao Senado Federal no ano passado Kamila Cardoso (AVANTE) participou da cerimônia, diferentemente dos seus colegas da então coligação “União pelo Ceará”, o candidato a governador Capitão Wagner (União Brasil), que atualmente é secretário de Saúde de Maracanaú, e o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PL) que se candidatou a vice. Eles e outras figuras cearenses que não estão participando de encontros com a presença de Jair Bolsonaro, como o senador conservador Eduardo Girão (NOVO), que tem evitado atrelar sua imagem com a do ex-presidente.

Presentes

Estiveram presentes os deputados federais André Fernandes, o nome mais indicado a ser candidato à Prefeitura de Fortaleza no ano que vem, Dr. Jaziel, esposo da parlamentar que organizou o evento, e da deputada em exercício Priscila Costa. Se ausentararam da reunião: Júnior Mano, Matheus Noronha e Yury do Paredão, este recente expulso do partido.

Dos deputados estaduais toda a bancada da agremiação participou da festividade Dra. Silvana, Pastor Alcides Fernandes, Carmelo Neto e Marta Gonçalves. Ao contrário dos vereadores da capital, no qual apenas Inspetor Alberto esteve presente, sendo que o PL na Câmara Municipal de Fortaleza conta com os vereadores Ana do Aracapé, Bruno Mesquita, Pedro Matos e Tia Francisca. 

A cearense bolsonarista e ex-secretária do Ministério da Saúde durante o governo de Jair Bolsonaro, Mayra Pinheiro, também não compareceu ao evento.

Tanto se vale destacar as presenças, quanto as ausências em eventos como este a um ano do pleito municipal de 2024, pois o quadro de hoje é reflexo das possíveis alianças e desacordos políticos partidários no Ceará do ano que vem.