Líder do Governo Elmano na Assembleia Legislativa, o pedetista Romeu Aldigueri afirmou que 80% dos membros do PDT estão alinhados com Cid Gomes. Foto: ALCE

Bastou o presidente nacional em exercício do PDT, o deputado federal André Figueiredo, anunciar a retirada de Cid Gomes da presidência interina da sigla no Ceará para que aliados do senador se posicionassem em solidariedade ao líder pedetista com críticas ao dirigente estadual. As considerações foram feitas pelos líderes do Governo na Assembleia Legislativa e do PDT, Romeu Aldigueri e Guilherme Landim, o líder do PT De Assis Diniz e do presidente da Casa, o deputado Evandro Leitão.

Em decisão tomada na manhã desta segunda-feira (02), André Figueiredo, ao lado do prefeito Sarto, do ex-prefeito Roberto Cláudio, de deputados estaduais e vereadores de Fortaleza, anunciou que Cid Gomes não presidirá mais o partido. Segundo ele, acordos foram desrespeitados pelo senador, que inicialmente comandaria o PDT até o fim de dezembro.

Líder do Governo Elmano, o pedetista Romeu Aldigueri se solidarizou com Cid Gomes, afirmando que o senador foi o responsável pelo sucesso da formação de novos líderes no Ceará, sendo referência nacional e internacional na Educação. Segundo ele, o pedetista “foi retirado do lugar onde tentava construir o diálogo, a unificação partidária, apaziguar ânimos e fazer avançar o projeto de estado sonhado por várias gerações”.

“Importante ressaltar que o pensamento de fortalecer a unidade partidária liderada pelo senador Cid Gomes representa aproximadamente 80% dos membros do Diretório. A democracia interna não está sendo respeitada, lamentavelmente”, destacou Aldigueri.

Para o líder do partido na Assembleia, Guilherme Landim, “essa destituição do senador Cid Gomes da presidência do partido é uma ação que fere os princípios da democracia, e é um desrespeito a grande maioria dos membros do Diretório Estadual que compartilham da visão de união proposta por ele”.

“Lamentável”

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que foi um dos motivos da nova crise interna do PDT, ao ter carta de anuência deferida por Cid Gomes para sair do partido, chamou o senador de “vítima da insensatez e da arbitrariedade que vêm dominando o comando do PDT nos últimos meses”.

“Lamentável que um partido com tanta história em defesa da democracia seja usado pelo capricho de um pequeno grupo, agindo unicamente de acordo com seus interesses e projetos pessoais, e que está muito longe de representar a maioria dos integrantes da legenda”, disse Leitão.

Líder do bloco encabeçado pelo PT na Assembleia, De Assis Diniz também lamentou a  decisão e disse que Cid Gomes foi tratado “de forma desrespeitosa por companheiros do próprio partido”. Ainda de acordo com o petista, o líder pedetista é “um homem público de inquestionável importância” para a política cearense.