”Para defensoria crescer junto com você” é o lema da campanha de Sâmia Farias e ”Unir para fazer mais” do candidato Luis Fernando.  Foto: Reprodução/ Instagram

Nesta sexta-feira (6) acontece eleições para escolha do novo defensor público do Estado do Ceará. O pleito conta com a participação de 315 defensores, os eleitores do estado e ocorre das 9h às 15h nas sedes administrativas da Defensoria Pública Geral do Estado nos municípios de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. A disputa está entre os defensores Luís Fernando de Castro da Paz, número 13 e a defensora Sâmia Costa Farias Maia, número 10, que é apoiada pela atual defensora geral.

A estrutura da Defensoria Pública do Ceará cabe 480 defensores, mas atualmente só existem 315. Existem mais de cem cargos vagos.

Pela lacuna existente atualmente no Ceará as varas estão funcionando pela chamada atividade acumulativa. ”Existe a Emenda Complementar 80 que diz que tem que ter um defensor público por comarca. A exemplo de Iguatu, onde existe 5 varas e só possui uma defensora pública fixa. O que a defensoria pública está fazendo atualmente é destinar um defensor aqui de Fortaleza, para um dia na semana ir atuar em outro local, isso se chama atividade acumulativa”, explica um dos defensores.

O pleito acontece de dois em dois anos e após a contabilidade de votos que deve acontecer até o fim do dia de hoje (6) o resultado deve ser enviado para o governador do Estado, Elmano de Freitas, que definirá quem será a pessoa que fará a gestão superior da DPCE até dezembro de 2025.