Renato Roseno protocolou moção de solidariedade à deputada Sâmia Bomfim e família. Ele encaminhou ao Ministério da Justiça pedido de investigação. Foto: ALCE

Deputados cearenses, das mais diferentes vertentes ideológicas, lamentaram a execução de três médicos em quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Na Assembleia Legislativa, os parlamentares solicitaram um minuto de silência e cobraram mudanças no Código Penal Brasileiro (CPB), para evitar a escalada da criminalidade no País.

Um dos assassinatos é o médico Gabriel Bomfim, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim e cunhado do deputado federal Glauber Braga, ambos do PSOL. O pedido de minuto de silêncio foi feito pelo deputado Leonardo Pinheiro (PP) e a reclamação feita partiu de Sargento Reginauro (UB).

“Isso impactou o País inteiro, independente, de serem médicos. Poderiam ser qualquer outro cidadão. Em respeito a todas as famílias que estão perdendo suas vidas nessa batalha contra o crime no Brasil, o Governo Federal e o Congresso Nacional precisam rever o Código Penal Brasileiro. Precisamos de penas mais duras. Não podem continuar com tanta condescendência com quem está tirando a vida de pessoas de bem e logo, logo estão nas ruas”, lamentou Reginauro.

Leonardo Pinheiro destacou que uma das questões fundamentais do combate à criminalidade é o sufocamento das organizações criminosas. “É importante um trabalho de inteligência, principalmente, na questão financeira dessas quadrilhas. Se colocar os presidios para criminosos que atentan contra a vida. Você coloca jovens que são mulas nos presídios e saem um criminoso associado a uma dessas organizações criminosas. Isso traz uma piora na questão das dificuldades no combate ao crime”, disse.

Outros parlamentares cearenses se posicionaram sobre a ocorrência. O deputado Renato Roseno (PSOL) protocolou na Casa uma moção de solidariedade à deputada federal Sâmia Bomfim e família. Ele encaminhou ao Ministério da Justiça pedido formal de investigação pela execução de Diego Bomfim, irmão de Sâmia, e outros dois médicos que estavam com ele.

“Em nome da Liderança do Governo, na Câmara dos Deputados, juntamente com os líderes da base e dos vice-líderes, manifestamos nosso pesar e nossa solidariedade à companheira Sâmia Bomfim e ao companheiro Glauber Braga e às respectivas famílias. as vítimas dos bárbaros assassinatos ocorrido no Rio de Janeiro. Solicitamos às autoridades competentes o devido rigor nas investigações e justiça nos termos das leis”, afirmou o deputado José Nobre Guimarães (PT).

“Minha solidariedade aos colegas deputados Sâmia Bomfim e Glauber Braga e a todos os familiares dos médicos assassinados nesta madrugada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Esse crime nos assusta e nos entristece e deve ser apurado com profundidade e rapidez”, publicou em suas redes sociais o deputado Idilvan Alencar (PDT). Punição “A execução de três médicos no Rio de Janeiro deve ser investigada com rigor. Uma das vítimas é irmão da deputada Sâmia Bomfim. O que aconteceu tem todas as características de um atentado. Vamos acompanhar a apuração e cobrar a punição dos culpados”, disse a senadora Augusta Brito (PT).

“Quero prestar meu sincero lamento e solidariedade à Deputada Sâmia Bomfim, que neste momento enfrenta imensa dor pela perda do seu irmão vítima de homicídio. Estendo meus sentimentos aos familiares das demais vítimas! Que Deus conforte a todos”, também se solidarizou a deputada federal em exercício Priscila Costa (PL).