Sued Carvalho é a primeira mulher trans a presidir um diretório estadual de partido político no Brasil. Foto: Divulgação

O Unidade Popular no Ceará se reuniu neste fim de semana e renovou seu diretório no Ceará. O partido elegeu Sued Carvalho como presidente da agremiação no Estado. Segundo informou a sigla, ela é a primeira mulher trans a presidir uma legenda em âmbito estadual em todo o Brasil.

Sued Carvalho é professora e historiadora, e foi eleita no domingo (17), durante a realização do 3° Congresso Estadual da Unidade Popular Ceará, presidente estadual do partido. Ela passará a ocupar o cargo que desde a fundação da UP estava na direção da também professora Paula Colares, candidata à prefeitura de Fortaleza em 2020.

“Esforçarei- me em estar à altura do trabalho que vem sendo implementado desde o ano de 2019, quando elegemos nosso primeiro diretório estadual”, disse a presidente da sigla. O Unidade Popular é um dos partidos mais jovens do Brasil, tendo sido registrado em dezembro de 2019.

A legenda tem uma atuação de esquerda, focada nos movimentos populares e periféricos da cidade, bem como em igualdade de gênero e pelo direito das minorias. Durante o Congresso Estadual Sued destacou que as principais metas do partido são o crescimento estadual, a luta em defesa da democracia, da classe trabalhadora, mulheres, negros, população LGBT e todos os oprimidos pelo sistema capitalista.

“A UP é o partido antifascista do Brasil”, defendeu a dirigente durante seu discurso de posse.