Capitão Wagner e Roberto Cláudio são os principais nomes da oposição ao Governo Elmano no Ceará. Foto: Reprodução/TV Otimista

Derrotados nas eleições ao Governo do Estado no ano passado, e citados como potenciais nomes para a disputa eleitoral de 2024, em Fortaleza, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) criticaram o preço dos combustíveis vendidos no Ceará. Eles reclamaram do fato de o Estado liderar o ranking do valor da gasolina no Nordeste, o que representa, no fim das contas, queda do poder aquisitivo da população, que terá que pagar mais caro por diversos serviços.

“Me perguntaram se eu continuava a favor de redução de impostos e eu afirmei: lógico. Quem mais sofre com a gasolina mais cara do Nordeste são as pessoas mais pobres. O motoboy, mototaxista, taxista, motorista de aplicativos, os trabalhadores que utilizam veículo para o dia a dia”, lamentou Capitão Wagner.

Ainda de acordo com o poositor, a aprovação da redução do ICMS no ano passado, que foi proposta pelo deputado federal cearense Danilo Forte, do União Brasil, teria melhorado a atividade econômica e garantiu arrecadação recorde por parte do Governo Federal.

“As prefeituras receberam mais dinheiro ano passado e esse ano fizeram greve porque reduziram os repasses, ou seja, impostos demais geram menos arrecadação”, disse.

Presidente do PDT Fortaleza, Roberto Cláudio foi na mesma linha e disse que o preço da gasolina mais alto representa “um grande peso no bolso do cidadão, pelo efeito cascata que provoca em outros produtos”. “Além do nosso Estado já estar com o maior preço da gasolina do Nordeste, o Governo do Ceará sancionou este ano Lei que permitirá aumento do ICMS sobre os combustíveis já a partir de janeiro do próximo ano”, recordou.

Para o pedetista, essas medidas representarão “mais aperto para o orçamento dos cearenses”. Roberto Cláudio e Capitão Wagner têm atuado como opositores à gestão do governador Elmano de Freitas, apesar de alguns membros de seus partidos fazerem parte do Governo do Estado.