A cobrança de Reginauro na Segurança Pública tem sido uma constante na tribuna da Assembleia. Foto: ALCE

Bombeiro Militar, o deputado Sargento Reginauro (UB) lamentou o efetivo reduzido do Corpo de Bombeiros no Ceará, e cobrou a realização de concurso público para a categoria. O parlamentar ainda criticou a escalada da violência no Estado e cobrou medidas do Governo para mudar a situação.

“Governador Elmano, o Corpo de Bombeiros do Ceará está acabando e poderá ter seu fim dentro do seu Governo, se vossa excelência não tomar as decisões urgentes”, disse. Segundo ele, quando ingressou na corporação, na década de 1990, uma equipe de combate ao incêndio chegava a ter 10 homens em duas ou três viaturas e esse quantitativo foi reduzido para três agentes, no máximo, sendo um deles o motorista.

“Os incêndios são ocorrências vultosas, que exigem exercício físico, braçal. Governador Elmano, isso é urgente. Sã vidas cearenses que vão ficar em risco e a vida dos bombeiros também, por falta de gente suficiente nas ocorrências”, lamentou. Segundo ele, o atual efetivo do Corpo de Bombeiros para todo o Ceará é de pouco mais de 1600 agentes. A Guarda Municipal de Fortaleza, apenas para atender a Capital cearense, chega a um efetivo de quase 3 mil homens.

“Fica aqui o meu clamor para que o Governo anuncie concurso público para o Corpo de Bombeiros do Ceará. Reze para não termos incêndios de grandes proporções, porque não temos homens suficientes”, apontou.

Ele disse, ainda, que está aguardando um convite do governador Elmano de Freitas para tratar da Segurança Pública do Ceará. Segundo informou, o chefe do Poder Executivo não estaria observando o número de mortes aumentar no Estado. “Tivemos mais uma chacina, e para a nossa surpresa, com todo o respeito ao comandante-geral da PM, reduziu-se o efetivo dentro das viaturas de três para dois homens. E as Forças Táticas da Polícia, um programa que nasceu na gestão do governador Camilo, está tendo suas equipes desmontadas”, apontou.

“A Segurança está um caos. Precisamos de mais efetivo e a Força Tática está sendo desmontada. O que está acontecendo? Qual o plano? Entregar o Estado às facções criminosas? Escute a tropa, governador Elmano. Eles não têm motivação para trabalhar e a gente complicando o trabalho de quem está aí para contribuir com a Segurança Pública” – (Sargento Reginauro)