Conduzido por Edna Saboia e Gladson Muritiba, e acompanhado por Marcel Leonardo, titular da Secretaria de Eleições, Atendimento ao Eleitor e Cidadania (SEC) do TRE-CE, o momento também destacou possíveis desafios e oportunidades para o período/ Foto: TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, nesta terça-feira (1º), na sede do órgão, em Fortaleza, a primeira reunião intersetorial de Planejamento Interno de Eleições (PIE) para o pleito de 2024. O primeiro turno será no dia 6 de outubro de 2024

Na ocasião, foram discutidos temas como orçamento, recursos humanos e produção e aquisição de materiais, além de calendário a ser seguido para não haver intercorrências na execução das eleições municipais do próximo ano. São mais de 850 atividades previstas no PIE.

Conduzido por Edna Saboia e Gladson Muritiba, e acompanhado por Marcel Leonardo, titular da Secretaria de Eleições, Atendimento ao Eleitor e Cidadania (SEC) do TRE-CE, o momento também destacou possíveis desafios e oportunidades para o período.

“O TRE-CE não atua somente nos anos eleitorais. Há toda uma programação prévia que precisa ser feita com cautela e responsabilidade, a fim de garantir a legitimidade de todo o processo”, destaca Saboia.

Participaram desse primeiro encontro membros da Presidência do Tribunal, da Ouvidoria e das assessorias de Comunicação (Ascom), jurídica (Asjur), de Segurança e Inteligência (Asint) e de Atenção à Saúde (Asaud).

Conforme o cronograma operacional homologado pelo presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, todas as unidades do órgão participarão de reunião similar até a próxima terça-feira (8).

Preparação

Vistoria dos 6.770 locais de votação e prospecção de novos espaços, com estudo de acessibilidade das seções, treinamento de mesárias e mesários e distribuição das urnas são algumas das atividades desempenhadas pela instituição antes do pleito.

Além disso, o TRE-CE recebe, até 8 de maio de 2024, cidadãos(ãs) aptos(as) à votação para realizar alistamento, transferência de domicílio eleitoral e revisão de dados. O cadastro é fechado 151 dias antes das eleições. Ao todo, o Ceará possui mais de 6,8 milhões de eleitores(as), devendo ultrapassar a marca de 7 milhões em breve.

Fonte: TRE-CE