Esta foi a primeira remessa do lote de 10.731 novos aparelhos previstos para chegar ao Ceará / Foto: TRE

Nesta sexta-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) recebeu mil urnas eletrônicas novas. Os equipamentos são da versão atualizada (2022) e já serão utilizados nas eleições municipais de 2024. No próximo pleito, cerca de 25.600 dispositivos serão distribuídos pelo Estado, sendo mais de dez mil deles do modelo mais recente.

Esta foi a primeira remessa do lote de 10.731 novos aparelhos previstos para chegar ao Ceará. Outras serão recebidas até o fim deste mês. Segundo o chefe da Seção de Administração de Urnas Eletrônicas (Urnas) do TRE-CE, Ivan Sampaio, a partir desta segunda-feira (28), a equipe do Tribunal iniciará o aceite técnico, avaliando todos os componentes de funcionamento da urna. “Gradativamente, as versões de 2013 e 2015 serão substituídas pela atual”, afirma.

Urnas modelo 2022

Os novos equipamentos foram produzidos em todo o Brasil. A previsão é de que mais de 200 mil urnas eletrônicas novas sejam distribuídas pelo País até fevereiro de 2024. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa é a segunda maior produção da tecnologia desde a implementação do voto eletrônico, em 1996.

Apesar de, esteticamente, seguirem o padrão do modelo 2020, os dispositivos modernos possuem recursos aprimorados de acessibilidade, segurança, transparência e eficiência.

Informações do TRE