Moésio Loiola, após empossado como deputado estadual, fala da tribuna da Assembleia, sobre a sua trajetória política. Foto: Reprodução/ Edison Silva

Deputado estadual por sete mandatos e ex-prefeito de Campos Sales, o suplente Moésio Loiola (PP) assumiu mandato na Assembleia Legislativa, por 120 dias, na manhã desta quinta-feira (10). Seu retorno para a Casa se deu devido a licença de João Jaime (PP), que inicialmente tinha solicitado afastamento, para tratamento de saúde por 90 dias, mas resolveu estendê-la por mais 30 dias, o que garantiu a vaga para Loiola.

O pedido de João Jaime foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na tarde de quarta-feira (09). Com isso, ele passará de 90 para 120 dias licenciado, o que, de acordo com o Regimento Interno, permite que o suplente possa assumir o mandato neste período.

João Jaime ficou conhecido nacionalmente nas últimas semanas após aparecer em vídeo deitado e sem camisa durante votação de propostas do Governo do Estado. Há uma regra na Assembleia Legislativa que, durante as votações, os parlamentares que não estejam presente no plenário liguem suas câmeras.

No momento em que o parlamentar fez isso, apareceu com a parte de cima de seu corpo despida, o que constrangeu os demais deputados presentes. João Jaime justificou que estava com problemas na coluna e que por isso teve que participar da votação deitado.

Em seguida ao fato desrespeitoso, João Jaime pediu licença de 90 dias para tratamento de saúde. Na terça-feira passada, porém, apareceu ao lado do governador Elmano de Freitas, em uma audiência no Palácio da Abolição, aparentemente sem qualquer complicação. Ele está com um câncer de próstata e deve ser submetido a um tratamento cirúrgico.

Volta

Moésio Loiola assumiu como deputado titular, pela primeira vez, em 1988, permanecendo até o final do mandato. Em 1989 fez parte da Assembleia Constituinte, que elaborou e promulgou a Constituição Política do Estado do Ceará. O parlamentar se reelegeu com votações expressivas nas cinco eleições seguintes pelo PSDB, até trocar a Assembleia pela Prefeitura do Município de Campos Sales, onde chegou a ser reeleito, passando, portanto, oito anos como prefeito.

Sua posse, na manhã desta quinta-feira (10) foi muito concorrida, com a presença de muitos dos seus familiares, amigos e a principal liderança do seu partido no Estado, o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque. No seu primeiro pronunciamento após a posse, Moésio fez um retrospecto de sua trajetória política, iniciada ao lado da primeira campanha de Tasso Jereissati ao Governo do Estado do Ceará.

Vários foram os deputados que posteriormente fizeram menções elogiosas a Moésio Loiola, como deputado estadual, prefeito de Campos Sales e profissional de comunicação, com destaque para a crônica esportiva e programa de variedade na Rádio Assunção Cearense.

Confira a fala de Moésio na manhã desta quinta-feira (10):