Lúcio Alcântara foi homenageado por completar 80 anos. Foto: Divulgação.

Lúcio Alcântara, cujo último mandato eletivo foi o de governador do Estado do Ceará, no período compreendido entre 2003 e 2007, depois de ter sido deputado federal e senador da República, e ocupado vários cargos de secretário no Executivo cearense, e ainda o de prefeito de Fortaleza. Nunca foi deputado estadual, e confessou para este Blog que tinha o desejo de ser um parlamentar estadual.

Quando perdeu a eleição para um segundo mandato de governador para Cid Gomes, Lúcio confessou ter se preparado para, na eleição seguinte, em 1970, disputar um mandato de deputado estadual, mas a sua mulher, uma intelectual como ele, Beatriz Alcântara, não concordou com o seu projeto e a ideia de continuar disputando eleição foi abortada. Lúcio afirma, como neste Blog já afirmamos em alguns momentos, que o Poder Legislativo é o mais importante dos três Poderes da República.

O ex-governador cearense foi homenageado com uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Ceará, na última sexta-feira (3), por iniciativa do deputado Firmo Camurça, aliado do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, um dos políticos da atualidade mais próximos de Lúcio Alcântara. Foi uma das sessões solenes do Legislativo cearense que reuniram um expressivo público, pois além dos familiares do homenageado, políticos, empresários e ex-auxiliares do homenageado enquanto prefeito de Fortaleza e governador do Estado compunham a plateia.