Na ocasião, em parceria com outras autoridades, também lançam o Programa Tempo de Justiça Mulher / Foto: Reprodução/ Facebook

Nesta segunda-feira (21), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, com a ministra das mulheres, Cida Gonçalves, e a vice-governadora e secretária das mulheres do Estado, Jade Romero, anunciam, durante evento no Palácio da Abolição, a construção de novas Casas da Mulher Brasileira. Na ocasião, em parceria com outras autoridades, também lançam o Programa Tempo de Justiça Mulher.

O evento faz parte de uma série de ações que os Governos Federal e Estadual estão desenvolvendo em combate à violência contra a mulher e em alusão a campanha do Agosto Lilás.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira (CMB) é um equipamento que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. A Casa oferece acolhimento e encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada.

O equipamento abriga Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ministério Público e Defensoria Pública, além de ofertar atendimento psicossocial.

Além dos órgãos de atendimento, a Casa oferta cursos de capacitação profissional na Promoção da Autonomia Econômica, alternativas de abrigamento temporário e espaço infantil para as crianças que estejam acompanhando as mães. O atendimento acontece 24 horas, todos os dias da semana.

Tempo de Justiça Mulher

O Tempo de Justiça Mulher é uma iniciativa que visa avaliar e acompanhar o andamento de processos e dar mais celeridade aos casos de feminicídio. A iniciativa é uma extensão do programa Tempo de Justiça, uma ação de parceria entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Vice-Governadoria, Secretaria das Mulheres, da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil (PC-CE) e Perícia Forense (Pefoce) do Ceará, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Serviço

Anúncio de novas Casas da Mulher Brasileira e lançamento do programa Tempo de Justiça Mulher
Quando: 21/08/2023
Horário: 9 horas
Local: Palácio da Abolição
(Acesso pela Rua Silva Paulet, 400 – Meireles)
Transmissão ao vivo pelas redes sociais

Informações do Governo do Estado do Ceará