Sarto saiu otimista da reunião e criticou aqueles, que segundo ele, se nutrem de fofocas. Foto: Reprodução/Whatsapp

Depois de sete meses, o governador Elmano de Freitas, do PT, recebeu o prefeito de Fortaleza, José Sarto, em reunião no Palácio da Abolição. Os dois se comprometeram em trabalhar junto em algumas áreas, especialmente na Saúde e Segurança. Para o chefe do Executivo Municipal, o encontro “foi um bom momento. Fortaleza só tem a ganhar”.

Segundo disse o prefeito, a discussão se deu essencialmente sobre o estabelecimento de um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Governo da Prefeitura de Fortaleza e pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, onde, a partir de agora, vão formar equipes técnicas, principalmente, nas áreas de Saúde e Segurança Pública, para definir quais as parcerias devem ser mantidas.

Conforme informou, há divergências em alguns números que são apresentados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, principalmente, nestas áreas. “Esse grupo vai começar a trabalhar e a partir dai reunir as equipes técnicas de cada área, priorizando esses ítens, e na sequência detalhar. E se houver divergência, nós, governador e prefeito, entraremos em conversa para ver o que é consensual, para ao final, o fortalezense seja atendido, o que é um desejo meu e do governador”, disse Sarto.

O imbróglio sobre a Ponte dos Ingleses e Acquario Ceará também entrou na pauta de discussão da reunião. Foi definido que a conclusão das obras do primeiro equipamento continuará com a Prefeitura de Fortaleza e o Acquario com o Governo do Estado. “A ponte dos Ingleses, a Prefeitura vai fazer”.

Na avaliação de Sarto, este é um momento de reencontros, visto que, oriundos do parlamento cearense, os dois têm “estatura e maturidade para entender as contradições políticas de cada partido, de cada grupamento político, e é natural que aconteça divergência, mas é um bom momento. Conversar, dialogar faz muito bem, ser sincero ser grande é o que importa. O momento foi rico, relembramos momentos de convivência na Assembleia e estabelecemos esse pacto”, apontou.

Sobre a questão da Segurança Pública, Sarto ressaltou que alguns equipamentos da Prefeitura são entregues e a população, algumas vezes, é impedida de acessá-los. O governador se comprometeu em aumentar o contingente da PM nessas áreas, mas o prefeito destacou a necessidade de pactuação entre os agentes do Estado com a Guarda Municipal e o sistema de videomonitoramento da Capital.

Sarto afirmou, ainda que pretende preservar a relação institucional com o Governo do Estado, mas sinalizou que existem agentes públicos que se alimentam de polêmicas e fofocas. “Essa polêmica interessa a muita gente, muita gente se nutre como corpo desse lenga-lenga. Mas a mim e ao governador não vai intrigar. Qualquer divergência vai ser resolvida pessoalmente, eu ligando para o governador”, disse.

“Temos uma relação institucional a ser preservada. A briga e discussão ocorrerão no momento do debate político. O governador é governador de todos os cearenses e eu o prefeito da quarta maior Capital do Brasil. temos problemas para se preocupar e não ficar gastando tempo com fofoca”, pontuou Sarto.

“Ele escancarou as portas. Foi um bom momento. Fortaleza só tem a ganhar” – (Sarto)