Participaram da cerimônia no Palácio da Abolição o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero, a ministra Cida Gonçalves, a senadora Augusta Brito (ex-procuradora da Mulher na Alece) e deputados estaduais e deputadas como Larissa Gaspar, Emília Pessoa e Jô Farias.  Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Ceará

Nesta segunda-feira, 21 de agosto, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, está no Ceará para implementar ações governamentais de enfrentamento à violência contra a mulher. Ela cumprirá agenda em Fortaleza, onde anuncia três Casas da Mulher Brasileira, previstas para os municípios de Itapipoca, Limoeiro do Norte e São Benedito. Em Juazeiro do Norte, há uma visita prevista à Casa da Mulher Cearense.

Os novos equipamentos no interior do estado irão reforçar o trabalho da primeira unidade inaugurada no Ceará em 2018, responsável por atender, até o ano passado, cerca de 162 mil mulheres vítimas de violência no Estado.

De acordo com Cida, a Casa da Mulher cearense será modelo nacional para as próximas Casas da Mulher. ”Nós queremos usar o modelo base da Casa da Mulher cearense para o interior. As cores foram bem pensadas, o espaço vazio ao centro, como espaço de caminhar, de leveza, tanto para quem vai ser atendido, quanto para quem trabalha. Nós precisamos ter o mínimo de condições para dar um atendimento qualificado para essa mulheres”, comenta a ministra.

A Casa da Mulher Brasileira oferece atendimento humanizado e multidisciplinar às mulheres em situação de violência, integrando, em um mesmo espaço, os principais serviços especializados para os mais diversos tipos de violência. São eles: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

A Casa da Mulher Brasileira faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência, instituído pelo Decreto n. 11.431/2023 e coordenado pelo Ministério das Mulheres.

Agenda da Ministra

  • Dia 21 de agosto (segunda-feira)

9h – Ato de Anúncio de três Casas da Mulher Brasileira e assinatura do Pacto Tempo de Justiça Mulher

Local: Palácio da Abolição, Sede do Governo | Av. Barão de Studart, 505, Meireles, Fortaleza/CE.

12h – Almoço com o Governador, Elmano de Freitas

Local: Salão Oval, Palácio da Abolição.

13h30 – Seminário de Instalação da Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero

Local: Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) | Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres, Fortaleza/CE.

18h30 – Encontro com movimentos sociais de mulheres

Local: ADUFC – Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará | Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE.

  • Dia 22 de agosto (terça-feira)

8h30 – Visita à Casa da Mulher Cearense em Juazeiro do Norte

Local: Av. Padre Cícero, 4455, São José, Juazeiro do Norte.

9h40 –  Coletiva de imprensa

10h – Retorno ao aeroporto de Fortaleza

12h15 – Lançamento das Medidas Protetivas de Urgência Virtuais

Local: Casa da Mulher Brasileira | R. Tabuleiro do Norte, sn – Couto Fernandes, Fortaleza/CE

13h – Coletiva de imprensa

Com informações do Ministério das Mulheres

Confira trecho da fala de Cida Gonçalves