A Câmara Municipal de Fortaleza, por meio da Escola do Parlamento de Fortaleza (EPFOR), sediou nesta sexta-feira (11), de 8h às 16h, o curso presencial do “Programa TCEduc Municípios”, ofertado pelo IPC – Instituto Plácido Castelo. A capacitação será realizada no Auditório Ademar Arruda e tem como objetivo orientar os gestores e servidores públicos acerca de temas relevantes da Gestão Pública, bem como fornecer ao cidadão instrumentos de transparência e conhecimentos para o controle social.

A programação do ciclo de formações prevê temas como Governança, Nova Lei de Licitações, Fiscalização e Prestações de Contas. Será destinada a gestores públicos, autoridades do Executivo e do Legislativo, servidores, imprensa, assessores de comunicação e população em geral.

Os assuntos serão tratados por profissionais que atuam no TCE Ceará, por meio de palestras e painéis. São eles:

Palestra: Governança, Gestão e a Nova Lei de Licitações” – Carlos Nascimento (secretário de Controle Externo)
Palestra: Apresentação e debate sobre Nova Lei de Licitações – Ricardo Dias (assessor de Instrução de Cautelares)
Painel 1: Ações de Fiscalização do TCE nos portais de transparências – Gennison Lins (diretor de Contas de Governo)
Painel 2: Contexto geral das Prestações de Contas – Lara Carvalho (servidora da Diretoria de Contas de Gestão I)
O Programa TCEduc tem como finalidade promover ações educacionais voltadas para o aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico dos servidores públicos municipais e estaduais, dos poderes Executivo e Legislativo, visando fomentar o desenvolvimento da gestão pública, o exercício da cidadania e o aprimoramento do controle social.

Uma das novidades para 2023 é a inclusão de palestra direcionada para comunicadores do Estado do Ceará, e o uso de metodologias híbridas, envolvendo momentos presenciais e a distância. O conteúdo do curso será apresentado por meio de formações presenciais, vídeoaulas, podcast, serviços de Ouvidoria, serviços de instituições parceiras e cursos online. O programa reafirma o seu compromisso em orientar os gestores e servidores públicos acerca de temas relevantes da gestão pública e, ainda, em fornecer ao cidadão instrumentos de transparência e conhecimentos imprescindíveis ao exercício do controle social.

Fonte: CMFor