A Mesa de Honra foi formada pelas seguintes autoridades: coronel Barreto; André Luís representando o governador do Estado; coronel Wagner Maia; tenente coronel Bruna dos Santos; coronel Vinícius Vineimar; coronel Klênio Savyo;  delegado Leonardo Barreto; superintendente senhor Felipe Pinho Silveira; diretor da Sudene, Heitor Freire; vereador Léo Couto (PSB) e o propositor da homenagem vereador Cônsul do Povo (PSDB). Foto: Reprodução/ Érika Fonseca

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã de sexta-feira (4), no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em alusão ao aniversário de 98 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, celebrado no dia 8 de agosto.

O vereador Cônsul do Povo (PSDB) foi o propositor da solenidade, através do requerimento 940/2023, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.

A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. O vereador Cônsul do Povo saudou todos os presentes e destacou a honra em homenagear a Corporação pelos 98 anos de existência e compromisso com a sociedade.

”Conheço de perto o trabalho realizado por esses valorosos profissionais e as dificuldades enfrentadas. Estou no Ceará há 20 anos e sempre reconheci o seu valor, sua importância e seu esforço para a proteção da população, principalmente em situação de risco. É a instituição mais bem avaliada pelo país. Parabéns ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará”, finalizou.

Na ocasião foi feita a entrega dos certificados em alusão ao aniversário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar para os seguintes homenageados: soldado Thiago Henrique Costa Queiroz; soldado Pardaillan Rodrigues dos Santos; cabo Hudson Gondim Pinheiro; sargento Mariana Carneiro Ramalho, subtenente Argemiro Correia de Oliveira Neto, capitão Sócrates Alves Honório de Souza, major Juliany Freire de Oliveira Leite, tenente-coronel José Marcio Glaydson Oliveira Mendonça, tenente-coronel Ryna Samilly Jardim da Silva e tenente coronel José Vieira Mendes Júnior.

Em nome dos homenageados falou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Barreto, fez um agradecimento pela homenagem e reconhecimento ao trabalho que é realizado por todos os militares que fazem parte da Corporação. ”Somos uma família e o Corpo de Bombeiros cresce dessa forma. Que a gente possa continuar fazendo um trabalho transparente e realmente voltado para a população cearense, salvando vidas”, afirmou.

O coronel ainda destacou a estrutura do Corpo dos Bombeiros. “É composta por 8 batalhões, 33 companhias, 3 grandes comandos, apoio logístico, uma frota de 282 viaturas. Temos sede própria em 20 dos 184 municípios. Ano passado atendemos 170 municípios”, disse citando também os projetos sociais.

A sessão foi presidida pelo vereador Professor Enilson (Cidadania). A Mesa de Honra foi formada pelas seguintes autoridades: comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Barreto; assessor especial de relações comunitárias André Luís representando o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner Maia; Tenente Bruna dos Santos Nobre representando o secretário chefe da Casa Militar, tenente coronel Alex; subcomandante da Polícia Militar, coronel Vinícius Vineimar representando pelo comandante-geral da PM, coronel Klênio Savyo; diretor-geral da Academia de Segurança Públcia, delegado Leonardo Barreto; superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal do Ceará, senhor Felipe Pinho Silveira, diretor da Sudene, Heitor Freire; vereador Léo Couto (PSB) e o propositor da homenagem vereador Cônsul do Povo (PSDB).

História

Inicialmente denominado de Pelotão de Bombeiros, esta instituição foi criada oficialmente em 08 de agosto de 1925 pela Lei no 2.253 pelo então Governador do Estado, Desembargador José Moreira da Rocha e tinha como objetivo principal combater incêndios em Fortaleza.

Em 01 de janeiro de 1934 começou a funcionar “na prática” sob o nome de Corpo de Bombeiros de Segurança Pública do Estado, tendo como Comandante o 1º Tenente Francisco das Chagas Nogueira Caminha, com um efetivo de 30 homens, advindos do Corpo de Segurança Pública (hoje Polícia Militar do Ceará) e da extinta Guarda Civil, os quais tiveram como Instrutor o segundo-tenente Antônio da Cunha, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Em dezembro de 1934, o efetivo passa para 39 homens, tendo naquele ano sido registrados 21 atendimentos de ocorrências.

Por meio do Decreto nº 75, de 14 de agosto de 1935, a instituição passou a chamar-se “Corpo de Bombeiros do Ceará”, subordinada à “Chefatura de Polícia e Segurança Pública”, com efetivo aumentado para 76 homens.

Com o passar dos anos a Corporação foi se desenvolvendo até chegar nos dias atuais onde após a desvinculação da Policia Militar, através da Lei nº 11.673, de 20 de abril de 1990, que deu autonomia ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Atualmente conta com efetivo de 1.709 militares, mas conta com o suporte de outros profissionais, tendo ao todo em seu quadro 1876 pessoas.

Possui hoje diversos projetos sociais: “Bombeiro com você”, “Bombeiro Saúde Sociedade”, “Promil”, “Portas Abertas”, projeto de apoio aos portadores de necessidades especiais, “Surf Salva”, formação de guarda-vidas, projeto grupo de escoteiros João Nogueira Jucá, projeto educativo de literatura de cordéis, projeto somar, projeto brigadistas juvenis, projeto escola de prevenção, entre outros. Fez o primeiro código de segurança contra incêndios em braile no Brasil.