A proposta é instituir um instrumento de apoio à difusão da cultura da juventude periférica fortalezense. Foto: Reprodução

Com o objetivo de credenciar, formalizar, fortalecer e proteger os artistas independentes que transitam em Fortaleza, a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), apresentou o projeto de indicação nº 856/2023, que cria o programa “Poetas de Busão”. A proposta é instituir um instrumento de apoio à difusão da cultura da juventude periférica fortalezense, a partir do reconhecimento das mais diversas expressões culturais da cidade.

Conforme o indicativo, fica assegurado o ingresso, a permanência e a isenção das tarifas de transporte público para as pessoas cadastradas no programa, por meio de termos de parcerias com empresas de transportes públicos municipais e estaduais, bem como com entidades gestoras de terminais rodoviários, ferroviários e marítimos. Aos artistas credenciados, fica permitida a comercialização de produtos dentro do transporte público, sendo estes ligados ou não a sua produção artística e intelectual.

“A cultura é um direito fundamental e o município tem o dever de garantir acesso para população em geral, especialmente, aplicando políticas de fomento adequadas e refletidas para os/as trabalhadores da cultura. Atualmente, a área da cultura em Fortaleza tem um baixo orçamento público, executado por meio de parcos editais em que o financiamento acaba concentrado em poucos pontos na região central da cidade. A Mandata Coletiva Nossa Cara tem o compromisso político de trabalhar para aumentar e difundir a cultura em Fortaleza, fortalecendo a diversidade cultural e equipamentos de cultura que ficam localizados nos territórios da periferia, assim como tem o compromisso de priorizar os grupos que geralmente ficam excluídos dos editais de fomento à cultura”, justifica a vereadora Adriana Nossa Cara.

Fonte: CMFor