Júnior Mano, que é vice-presidente do PL Ceará, e Matheus Noronha, chegaram a votar junto com o Governo Lula em algumas matérias. Foto: Divulgação

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, descartou qualquer investigação ou eventual punição para outros deputados da agremiação no Ceará, que têm votado favoráveis a algumas propostas do Governo Lula. Em entrevista exclusiva, o dirigente afirmou que a única expulsão em processo de conclusão é do deputado Yury do Paredão, que tem se posicionado como governista, inclusive, já sendo citado como membro da base aliada do Governo Federal.

Informações repassadas para a imprensa local davam conta de que Júnior Mano, que é o vice-presidente estadual da sigla, e Matheus Noronha, também estariam na mira do PL nacional, e passariam por processo de investigação interna. Valdemar nega qualquer avaliação nesse sentido e diz que os dois parlamentares têm todo o respeito da direção do partido.

“Nunca teve um movimento do partido nesse sentido. Júnior Mano e Matheus Noronha são liberais e têm todo nosso respeito”, informou o dirigente partidário. Ele, porém, confirmou o processo de expulsão de Yury do Paredão por não se adequar às diretrizes partidárias do PL.

Yury, além de ter uma proximidade com lideranças do Partido dos Trabalhadores na região do Cariri, tem sido motivo de críticas internas por encontros com o presidente Lula, e mais recentemente, por ter feito o “L” com a mão, o que é um sinal de aliança com o petista. O parlamentar já aceitou o seu destino e até estaria buscando se aproximar com partidos da base aliada do governador Elmano de Freitas.

Em encontro com Valdemar, nesta semana, Yury recebeu a informação oficial de sua expulsão do partido. Disse respeitar a decisão, agradeceu a oportunidade de ter tido legenda nas eleições de 2022, mas criticou qualquer tipo de radicalismo e intolerância.

“Respeito a decisão do presidente. E agradeço a oportunidade dada na eleição de 2022. Sigo como deputado federal defendendo a democracia, fazendo política com diálogo, respeito, sem radicalismo, com tolerância, e defendendo as ações dos governos que tragam melhorias para o povo brasileiro”, afirmou Yury.