“Vamos assumir essa obra, porque eu tenho a compreensão clara de que nós estamos aqui para servir o povo de Fortaleza. Eu não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Aquário”, declarou Sarto. Foto: Reprodução/ Marcos Moura

O prefeito José Sarto anunciou, nesta quarta-feira (25/07), que a Prefeitura de Fortaleza assumirá a reconstrução da Ponte dos Ingleses. O anúncio foi feito durante visita do gestor municipal às obras de requalificação na Praia de Iracema.

O local passa por melhorias urbanísticas no espaço que se estendem até a comunidade do Poço da Draga, nos mesmos moldes das intervenções realizadas na Beira-Mar de Todos.

Durante a visita, Sarto reforçou a relevância da ponte para a cidade como principal justificativa para execução da obra: ”Eu não posso deixar, como prefeito de todos os fortalezenses, que a a Ponte dos Ingleses, que é um marco referencial, um ícone, um registro de tantas gerações, ficasse esquecida e destoasse dentro da nova Praia de Iracema, da Beira-Mar de Todos. Então nós vamos assumir essa obra, porque eu tenho a compreensão clara de que nós estamos aqui para servir o povo de Fortaleza. Eu não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Aquário”, declarou.

A decisão se deu após um ano e meio de espera pela execução do projeto por parte do Governo do Estado, que, nesta semana, alegou a indisponibilidade orçamentária para a realização das obras, além de outras justificativas apresentadas durante audiência ocorrida em junho deste ano, na sede da 135ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, com a presença de representantes da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e Coordenadoria Especial de Assuntos Integrados de Fortaleza (Copifor).

De acordo com o governador do Estado do Ceará Elmano de Freitas (PT), a obra não foi retomada pelo Governo porque a Prefeitura não recuperou a estrutura da ponte. Elmano disse que o trabalho por debaixo d’água não foi realizado.

Ponte dos Ingleses

A primeira iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, no plano de revitalização da orla da Praia de Iracema, foi realizada em janeiro de 2022 com a conclusão das obras de reforço estrutural, com a concretagem das vigas e pilares da Ponte dos Ingleses. A obra, executada e entregue pelo município no mesmo período, foi possível graças à criação de um Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a Superintendência de Obras Públicas (SOP), já que o Estado estava na posse da Ponte dos Ingleses.

O documento previa que, após as obras estruturais, o Estado iniciaria as obras de urbanização do equipamento, com instalação de piso, guarda-corpo e quiosques, conforme projeto contratado pelo Governo do Estado, o que até então não aconteceu.

A partir de agora, com a decisão de assumir o compromisso de executar os serviços de obrigação do Estado, a Prefeitura de Fortaleza promoverá licitação e realizará as obras de urbanização e restauro da Ponte dos Ingleses em duas etapas: construção do piso e guarda-corpo e, em seguida, a construção dos quiosques, conforme o projeto elaborado e aprovado anteriormente.

A ação visa resgatar o patrimônio afetivo, histórico, turístico e cultural que a Ponte dos Ingleses representa para os fortalezenses, que almejam ter de volta o registro deste, que já foi um dia o mais lindo cartão postal da Praia de Iracema.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza