Danniel Oliveira acredita que, pelo tamanho do partido e sua história, MDB pode sentar à mesa para discutir vagas no Legislativo e Executivo. Foto: ALCE

Há cerca de 20 anos, o MDB (à época PMDB) se encaminhava para acabar, em Fortaleza,  em razão do fim de uma sequência de conquistas eleitorais que levaram representantes da legenda ao comando da Prefeitura, o que perdurou até o fim de 2004. De lá pra cá, a agremiação passou por um período dem razãoe perda de espaço tanto no Executivo quanto na Câmara Municipal, onde, hoje, não tem um representante sequer e no contexto da política de Fortaleza, é simplesmente coadjuvante.

Diante do processo de desidratação eleitoral na Capital cearense, as lideranças emedebistas querem, a partir do próximo ano, dar um novo fôlego de vida ao partido em Fortaleza e acreditam que, alinhadas com o Partido dos Trabalhadores, retomar espaços no Legislativo Municipal e, se possível, a depender de diversos fatores, discutir uma vaga no Executivo.

Pelo menos esse é o plano traçado pelas lideranças do partido, segundo confessou o deputado Danniel Oliveira. Segundo ele, as discussões sobre 2024 já foram iniciadas e o PT precisa estar apto para sentar à Mesa para debater, principalmente,e sobre a chapa majoritária da Prefeitura de Fortaleza.

“As eleições de 2024 já iniciaram seus debates e o MDBT não pode, pelo tamanho que tem, pela história que tem, ficar ausente dessa disputa. Estamos com nossa chapa de vereadores já formadinha, com perspectivas de fazermos três vereadores, para fortalecer essa caminhada em Fortaleza”, disseo parlamentar otimista.

Ele destacou que os membros do partido estão na base governista do governador Elmano de Freitas e que é necessário fortalecer uma discussão sobre Fortaleza. “Precisamos debater um projeto viável para que a gente possa encarar uma eleição lado a lado, fazendo a mesma dobradinha que fizemos em 2022, ou quem sabe o contrário. Temos nomes para isso”, disse.

“Já largamos com um passo importante, para formar uma chapa de vereadores. Isso dá musculatura para o partido discutir à mesa para a disputa eleitoral do ano que vem” (Danniel Oliveira)

 

Ex-prefeitos de Fortaleza do PMDB

Barros Pinho – 1985 – 1986 (nomeado)

Ciro Gomes – 1989 – 1990

Jaraci Magalhães – 1990 – 1992

Antônio Cambraia – 1993 – 1996

Juraci Magalhães – 1997 – 2000/ 2001 – 2004