Dino condenou a prática de contrabando que falsos caçadores utilizam para alugar armas para facções. Foto: Reprodução/ Governo Federal

Na manhã desta quarta-feira (26) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino concedeu entrevista para rádio da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) no programa ”Bom dia, ministro!”. Durante a conversa vários assuntos foram abordados, violências nas escolas, crimes nas cidades, programas contra facções criminosas e claro, sobre o controle da onda armamentista que vem sendo discutido no país.

De acordo com o ministro o que existe atualmente é falta de fiscalização rigorosa, logo por trás de atividades legalizadas surgem o tráfico de armas. ”Onde que essas facções conseguem suas armas? Elas vão nas lojas e compram? Não! Tem o contrabando, claro. Nas fronteiras, nos portos (que é uma área que estamos atuando), mas tem também esse desvio de gente que compra arma porque é caçador mas na verdade aluga arma pra facção”, declarou Dino.

Flávio expôs também números de armas apreendidas pela Polícia Federal (PF), segundo ele cerca de mil armamentos foram capturados em uma única cidade do Rio de Janeiro.

”Nós estamos preocupados com essa situação dos clubes de tiros que não cumprir a lei, então a diretriz do presidente [Lula] vai ser cumprida, com o novo decreto que ele editou.  Tem muita gente reclamando e são pessoas que fazem um discurso falso de defesa de liberdade, existe liberdade de matar? Existe liberdade pra cometer crime? Pra fraudar? Pra desviar arma pra quadrilha? Não…”, condenou o ministro.

Dino apoiou a prática esportiva de caçador e/ou atirador dizendo que é uma atividade legítima e finalizou sua fala sobre o tema dizendo: ”Regulamentar e fiscalizar e com isso progressivamente vamos afastar do mercado os maus profissionais”.

Ontem (25) durante sua live semanal o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive reiterou seu pedido à Dino pelo contingenciamento no número de clubes de tiro no país.

Confira trecho da fala do ministro em entrevista nesta quarta-feira (26):