Elmano fez um balanço dos avanços e melhorias que a região nordeste vem apresentando ao longo deste ano. Foto: Reprodução/ Twitter

Na última quarta-feira (26), o governador do Estado do Ceará Elmano de Freitas (PT), participou de uma reunião ministerial em Brasília, comandada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin para discutir o desenvolvimento socioeconômico da região nordestina. O encontro, realizado no Palácio do Planalto, teve como tema “Desenvolvimento Econômico: perspectivas e desafios da região Nordeste

Em defesa do desenvolvimento do Nordeste, juntamente com as governadoras e os governadores da região, Elmano estive reunido com Alckmin que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e outros ministros de várias pastas e representantes de instituições, que colaboram para o desenvolvimento do Nordeste.

”Vivemos um momento de grandes possibilidades de transformação econômica e social da nossa região, que exige uma ação muita pacificada, coordenada, unificada com o Governo Federal”, pontou o governador.

Segundo ele, as unidades federativas da região estão passando, por esforços dos governos, um período de equilíbrio fiscal, e que trouxe possibilidade de investimento público e grandes investimentos na educação básica: ”Os resultados que temos em todos os estados do nordeste, muitos desafios ainda para avançar, mas efetivamente nós já podemos falar de um índice de capital humano nos estados do nordeste importante”.

O petista salientou a importância dessa aliança com o governo Federal para fomentar os recursos que são inviáveis para as instituições locais proporcionarem: ”Nós temos hoje nos estados nordestinos vários projetos de investimentos, que por exemplo, as instituições oficiais de créditos não dão conta de financiar todos os projetos da iniciativa privada que precisam desse suporte creditício para investimento. Na área da infraestrutura, da energia, da agropecuária”, destacou Elmano.

Sobre transição energética o governador disse que além da parceira, é preciso uma política nacional integrada com os estados do nordeste. ”Para que possamos ter uma nova industrialização no país com base uma matriz energética limpa”, defendeu.

Em suas redes sociais Elmano publicou: ”Foi uma oportunidade para apresentarmos o grande potencial do NE nas mais diversas áreas, como energias renováveis, turismo, agricultura”.

Confira trecho da fala do Governador do Ceará sobre o tema ontem (26):