Norma da Casa obriga que deputados que estejam na plataforma virtual liguem suas câmeras durante votação. Foto: Reprodução/Youtube

Mais uma cena inusitada foi verificada, na manhã desta quarta-feira (14), durante votação na Assembleia Legislativa. Durante apreciação das matérias em discussão, o deputado João Jaime (PP), ao ser convocado para ligar sua câmera, já que participava da plenária de forma virtual, apareceu deitado em uma cama e sem camisa, o que gerou constrangimento entre seus pares, num momento de completo desrespeito aos colegas e a todos os cearenses, além de agredir o decoro parlamentar. Já tivemos caso no Brasil de deputado federal que teve o mandato cassado por se deixar fotografar de paletó e gravata, porém de cueca.

A Assembleia Legislativa ainda está funcionando em formato híbrido, com deputados presentes ao Plenário 13 de Maio ou em qualquer lugar do mundo, através de videoconferência. A medida ainda é adotada pela Casa mesmo após o governador Elmano de Freitas ter decretado o fim da a emergência de Covid em todo o Ceará.

No entanto, de acordo com o deputado Osmar Baquit (PDT), que presidia a sessão, há um entendimento pela Mesa Diretora e Colégio de Líderes que todos os parlamentares que estejam participando das plenárias através da plataforma digital devem ligar suas câmeras durante as votações. E foi, justamente, por conta dessa regra que João Jaime apareceu deitado em uma cama e sem camisa.

No plenário, porém, segue a regra de que os homens devem comparecer ao ambiente somente utilizando terno e gravata, o chamado passeio completo. Antes de João Jaime aparecer no vídeo, o deputado Osmar Baquit (PDT) fez a convocação para que o colega aparecesse em vídeo algumas vezes, em seguida, aparentemente, constrangido, solicitou que ele saísse.

Trabalhos normais

“Falta só o deputado João Jaime aparecer, deputado João Jaime apareceu Pode sair, deputado. Vossa Excelência está muito bem. Pode tirar o deputado João Jaime, por favor”, disse Baquit visivelmente constrangido. O próprio Baquit já protagonizou episódio semelhante, quando participou de uma sessão da Casa Legislativa enquanto cortava cabelo em seu amigo Alex.

Ainda não há prazo ou qualquer determinação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa sobre o retorno dos trabalhos normais do Legislativo Estadual, sem a necessidade de uso de plataformas digitais ou videoconferências.