Ciro Gomes e Camilo estão rompidos há cerca de um ano, desde as eleições de 2022. Foto: Divulgação

Ao que tudo indica, o ex-ministro Ciro Gomes conseguiu, com suas críticas ao ministro da Educação Ciro Gomes, aumentar o distanciamento que já existia entre parte do PDT do Ceará com o Partido dos Trabalhadores, o PT. Em nota, a direção estadual da sigla petista repudiou as falas do pedetista, declarando que elas são “declarações levianas e revanchistas”.

Durante seu retorno às atividades públicas, nesta semana, Ciro Gomes fez críticas ao irmão, o senador Cid Gomes, o qual insinuou ter sofrido uma “facada pelas costas”, que ainda estaria doendo. E foi mais enfático em ataques a Camilo Santana, também por uma suposta traição para se alinhar com o presidente Lula em troca de cargos, coisa que ele já vinha dizendo desde o ano passado.

Ciro Gomes também falou em uma busca por hegemonia política por parte de Camilo Santana, o que segundo ele nunca teve um desfecho no cenário político local. Diantes das falas do líder pedetista, membros do Partido dos Trabalhadores se insurgiram, assim como a direção estadual da agremiação.

Em nota, o PT disse repudiar as declarações “levianas e revanchisas” de Ciro Gomes sobre Camilo Santana, “ao mesmo tempo em que reitera seu reconhecimento à integridade, ao espírito público e ao extraordinário desempenho de Camilo à frente do Governo do Estado e mais recentemente como ministro da Educação do presidente Lula”.