Nomes sondados representam desde a extrema-direita, passando pelo centro e chegando a potencial representante de esquerda. Foto: Divulgação

Ainda que o pleito eleitoral em Fortaleza esteja distante de acontecer, faltando pouco mais de 1 ano e 4 meses para a eleição municipal, alguns nomes já são dados quase como certos para a disputa. Uns, aos poucos, vão entrando de vez na personagem de potencial candidato e até já realizam eventos com o objetivo de firmar a ideia no imaginário da população. Outros ainda aguardam discussões internas e buscam se consolidar entre os seus para depois se apresentarem ao público eleitor.

Candidata derrotada nas eleições de 2016 e 2020,ficando na terceira colocação, a deputada federal Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza entre janeiro de 2005 e dezembro de 2012, é o nome forte dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) para se colocar, mais uma vez, na disputa ao principal cargo na Capital cearense. Outros nomes petistas são citados internamente pela direção local, mas a parlamentar desponta por já ter sido gestora, ter tido boa votação em 2022 e comandar boa parte da sigla em nível municipal.

Luizianne tem buscado realizar mensalmente rodas de conversas com lideranças de bairros e a população local, sem muito alarde. No dia 3 de maio o encontro foi no Jardim Guanabara, mas outros foram realizados no Parque Jerusalem e no Serviluz. Recentemente, em publicação nas suas redes sociais, ela fez uma comparação de sua gestão com a atual, do prefeito Sarto.

“Imagina ter a passagem mais barata, postos de saúde funcionando, mantendo os Cucas originais, um olhar para as periferias, boas ideias de gestão eficiente tendo os que mais precisam em primeiro lugar. Fortaleza pode se tornar lugar melhor para se viver”, disse em vídeo.

O prefeito Sarto, nome que vai buscar conquistar reeleição, iniciou há duas semanas os encontros regionais do PDT, no Conjunto Esperança, com o objetivo de apresentar os feitos da gestão para a cidade. Segundo ele, seu compromisso é de construir uma cidade “de muitas oportunidades, com um olhar atento para quem mais precisa”.

Em seus discursos, tem sido recorrente destacar que Fortaleza tem o maior PIB da região, é a Capital que mais gera postos de trabalho no Norte e Nordeste e a que mais capacita através de programas como Nossas Guerreiras, Meu Bairro Empreendedor, Meu Carrinho Empreendedor.

Conhecido por ter relação estreita com a Polícia Militar, Capitão Wagner, também derrotado nos pleitos de 2016 e 2020, ficando na segunda colocação, deve tentar, mais uma vez, a disputa à Prefeitura de Fortaleza. Atualmente secretário de Saúde de Maracanaú, tem buscado diversificar sua atuação e vem se colocando como experiente nas áreas da Segurança Pública, Educação, como professor de cursinhos, e agora como gestor da Saúde. “Estou aprendendo muito e quem está ganhando é Maracanaú”, disse em publicação nas suas redes sociais.

Capitão Wagner tem dito que quer garantir aos fortalezenses que serviços essenciais estejam funcionando, buscar fazer o “feijão com arroz”, que segundo ele, é o que está faltando no Município. Nas últimas semanas têm se dedicado, exclusivamente, às ações como secretário municipa. Realizou há três semanas um seminário de formação política do União Brasil e no dia 15 de abril uma rodada de conversas com filiação, sem muito alarde.

Prefeitura

O deputado estadual Carmelo Neto (PL), que tem se colocado como pretenso candidato a prefeito de Fortaleza pelo Partido Liberal, vem tratando do assunto de forma tímida, preferindo atuar em oposição direta ao Governo do Estado, já que é deputado estadual. No entanto, repudia a proximidade de setores da sigla com a Prefeitura de Fortaleza. O partido se encontra dividido entre aliados do prefeito Sarto e opositores.

O deputado federal André Fernandes é outro membro do PL com interesse na disputa local na Capital cearense. Mas, assim como Carmelo, tem evitado se posicionar de forma mais efetiva sobre a disputa. O parlamentar tem se concentrado em ações no plano federal, principalmente, no que diz respeito à CPMI dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, do qual  é autor do pedido.

Fortaleza

Ele, junto a outros bolsonaristas, tem tentado conquistar o comando da sigla em Fortaleza, mas tem esbarrado na liderança de Acilon Gonçalves, que tem ligação forte com o presidente nacional da agremiação, Valdemar Costa Neto.

Outro nome nome que foi sondado nas últimas semanas no noticiário local foi o do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), que é um quadro de interesse de alguns deputados da Assembleia Legislativa. O pedetista, porém, não tem dado destaque ao tema, preferindo se concentrar em assuntos ligados à gestão do Legislativo Estadual.